Sinais de falha da embreagem
junho 17, 2021Uma boa embreagem pode durar entre 50.000 e 100.000 milhas para seu carro. Isso depende da marca, do modelo e do ano do veículo, bem como do tipo de embreagem e de seus próprios hábitos de direção. Tráfego para e arranca, rebocando cargas pesadas, engatando abruptamente ou “descarregando” a embreagem e acionando a embreagem (mantendo o pé e engatando até a metade) ao desacelerar são todos fatores que podem levar a sinais de falha da embreagem.
O QUE É UMA EMBREAGEM? COMO FUNCIONA UMA EMBREAGEM?
Antes de diagnosticar seus problemas de embreagem, é importante entender o que é uma embreagem e como ela funciona em relação ao trem de força do seu veículo . Uma embreagem é um componente mecânico em um veículo ou outro dispositivo mecânico que engata e desengata um trem de força ou transmissão entre vários eixos rotativos.
A embreagem conecta esses dois eixos, permitindo travar e girar na mesma velocidade ou desacoplar e girar em velocidades diferentes. Na maioria dos veículos, a embreagem fica entre o motor e o eixo de transmissão principal, modulando o torque e a potência do motor para as rodas. O torque é simplesmente qualquer força aplicada à distância. É medido em libras-pé ou newton-metros.
Você precisa de embreagem no carro porque o motor gira o tempo todo, mas as rodas do carro não. Para parar o carro sem desligar o motor, você precisa encontrar uma maneira de desengatar as rodas do motor. Por meio da fricção do volante do motor e do disco de embreagem, você pode engatar seu motor giratório em uma transmissão que às vezes gira e vice-versa.
Os sintomas de falha da placa de pressão da embreagem podem ocorrer quando você não está engatando a embreagem. As molas da embreagem empurram a placa de pressão contra o disco da embreagem. Isso pressiona o volante e bloqueia o motor no eixo piloto da transmissão, fazendo com que ambos girem na mesma velocidade.

Um conjunto de embreagem tradicional contém os seguintes componentes:
- Disco de embreagem – conecta-se à transmissão
- Mecanismo de liberação (mecânico ou hidráulico)
- Cabo – conecta-se entre o pedal da embreagem e o garfo
- Articulação – conecta o garfo à placa de pressão
- Placa de pressão – conecta-se ao disco de embreagem
- Volante – conecta-se ao motor
- Rolamento piloto – conecta o eixo de entrada e o disco de embreagem
- Rolamento de liberação ou “lançamento”
- Garfo da embreagem – modula a força entre a placa de pressão e a embreagem por meio da articulação

QUAIS SÃO OS SINAIS DE UMA EMBREAGEM DESLIZANTE?
Se os mecânicos da oficina de transmissão referem-se ao deslizamento da embreagem, isso significa que o material de fricção da embreagem está desgastado. Sua embreagem somente engata por fricção, portanto, se não houver nenhum material lá para fornecer essa fricção, sua embreagem não engatará corretamente. Se a embreagem estiver escorregando, você sentirá que, conforme solta o pedal e acelera, o veículo se move lentamente, enquanto o motor gira mais alto. Você também pode notar a liberação da embreagem mais cedo do que o esperado, sem muita necessidade de pressão.
Causas potenciais que levam a uma embreagem deslizante:
- A articulação da embreagem ou o cabo precisa de ajuste porque o cabo está emperrado ou o invólucro do cabo está cheio de ferrugem.
- A articulação da embreagem está torta, desalinhada ou danificada.
- A placa de pressão está enfraquecida ou empenada.
- O conjunto da embreagem está contaminado com óleo devido ao vazamento de óleo do motor ou da transmissão.
- Suportes do motor quebrados.

Lembre-se de que, se a embreagem não for liberada corretamente, ela continuará girando o eixo piloto. Isso pode causar atrito e impedir que o carro engate. Alguns motivos comuns pelos quais uma embreagem pode travar são:
- Cabo de embreagem quebrado ou esticado – O cabo precisa da quantidade certa de tensão para empurrar e puxar com eficácia.
- Cilindros escravo e / ou da embreagem mestre com vazamento ou defeituosos – Vazamentos impedem que os cilindros criem a quantidade necessária de pressão.
- Ar na linha hidráulica – o ar afeta o sistema hidráulico ocupando o espaço de que o fluido precisa para aumentar a pressão.
- Articulação desajustada – quando seu pé pisca no pedal, a articulação transmite a quantidade errada de força.
- Componentes da embreagem incompatíveis – Nem todas as peças de reposição funcionam com a sua embreagem.
Fonte: https://www.r7.com