Por que a contabilidade é útil para pequenos empresários?

Por que a contabilidade é útil para pequenos empresários?

abril 29, 2022 0 Por RedeGoo

Ser um pequeno empresário não é fácil. A maioria dos proprietários de pequenas empresas muitas vezes encontra-se com falta de pessoal e subfinanciamento, o que significa que, na maioria dos casos, eles precisam examinar vários departamentos da empresa. Com tantas coisas acontecendo, manter o controle de tudo pode se tornar bastante difícil e, quando se trata de contabilizar, esses atrasos na manutenção de registros podem ter consequências devastadoras para os negócios.

Uma consequência é que mais empresas optam por terceirizar suas funções contábeis em 2020 e 2021, de acordo com o Finanças Online, diz a equipe de contabilidade em seu site: https://contabilidaderevisa.com.br.

A importância da contabilidade nos negócios

A contabilidade ajuda os proprietários de empresas a acompanhar ativos, passivos, receitas e fluxo de caixa. Isso é extremamente benéfico, pois ajuda proprietários, gerentes, investidores e outras partes interessadas a acompanhar o desempenho financeiro do negócio, permitindo que eles tomem decisões muito mais informadas.

A contabilidade também é essencial para as agências de relatórios fiscais. Qualquer proprietário de pequena empresa é obrigado por lei a manter um registro de todas as receitas e despesas para fins fiscais. O não cumprimento dessas normas contábeis pode resultar em questões legais e pesadas penalidades fiscais.

A contabilidade é a linguagem dos negócios. Entender a contabilidade envolve uma maneira lógica de pensar. Afinal, os números não mentem! Na verdade, eles ajudam a pintar a imagem mais precisa do estado atual de qualquer negócio. O uso de princípios contábeis e padrões contábeis , como os estabelecidos pelo IFRS e GAAP, pode ajudar o proprietário de uma empresa a alcançar muitos de seus objetivos de negócios.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

O que a contabilidade para pequenas empresas envolve?

A contabilidade para pequenas empresas é muito mais simples, em muitos aspectos, do que a contabilidade para grandes empresas, mas também vem com seu próprio conjunto de desafios. Como proprietário de uma empresa , manter registros precisos pode ajudar a atender a diferentes propósitos comerciais, incluindo:

O Registro de Transações Comerciais

O principal e mais importante de todos os objetivos contábeis é manter um registro preciso e sistemático de todas as transações financeiras que ocorrem diariamente na empresa. Seguir um sistema simples de dupla entrada ou usar uma plataforma de software como o Quickbooks pode ajudar muito no acompanhamento de todas as receitas recebidas e despesas efetuadas.

Por ter uma abordagem sistemática e organizada, os proprietários de empresas podem facilmente acessar registros anteriores e revisar transações sempre que necessário.

Tomando uma decisão

Manter um conjunto de registros contábeis precisos também pode ajudar muito em uma ampla gama de processos de tomada de decisão para proprietários, gerentes e outras partes interessadas. A contabilidade pode ajudar a identificar problemas subjacentes com o negócio que podem ser corrigidos adequadamente para melhorar a eficiência e as margens de lucro. Sem contabilidade , tomar decisões de negócios informadas seria quase impossível.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Os benefícios da contabilidade para pequenos empresários

Administrar uma pequena empresa não é tarefa fácil. Um empresário tem que lidar com muitos desafios e questões, especialmente, durante a fase inicial do negócio. É muitas vezes durante esta fase inicial que a maioria dos proprietários de pequenas empresas perdem de vista a importância de manter os livros.

A má gestão financeira é, de fato, o motivo mais comum para as pequenas empresas falharem durante o primeiro ano de operações. Com orçamentos e recursos limitados, os proprietários de pequenas empresas podem rapidamente perder de vista quanto estão gastando e com que rapidez estão fazendo isso.

Portanto, é vital que a contabilidade tenha uma importância primordial durante o período inicial do negócio, pois oferece muitos benefícios, incluindo:

Atender aos Regulamentos e Requisitos Legais

A lei canadense exige que todas as pequenas empresas mantenham registros financeiros precisos de todas as transações comerciais. Esses registros financeiros também devem ser divulgados aos acionistas, autoridades fiscais e outros órgãos reguladores. Essas demonstrações financeiras também são essenciais para fins de declaração de impostos diretos e indiretos.

Controle e Responsabilidade

Ao aderir aos Princípios Contábeis Geralmente Aceitos (GAAP), o proprietário de uma empresa é capaz de incutir verificações e controles contábeis de rotina que ajudam a identificar qualquer coisa fora do comum. Isso ajuda a evitar perdas causadas por roubo, má gestão, erro humano, fraude e obsolescência, protegendo os ativos da empresa. Um maior controle também leva a uma melhor responsabilidade, pois tudo é transparente e facilmente rastreável.

Acessando o desempenho comercial e financeiro

Um dos maiores benefícios da contabilidade para qualquer empresário é o fato de que esses números, quando compilados em uma demonstração financeira, ajudam a determinar o desempenho real da empresa. Esses relatórios financeiros identificam e medem os principais indicadores de desempenho que ajudam os proprietários de empresas a entender o quão bem ou mal a empresa está indo em comparação com os anos anteriores.

As demonstrações financeiras de fim de ano ou trimestrais também refletem a condição financeira do negócio em um determinado momento. Quanto dinheiro você tem em mãos? Quanto capital foi investido? Quais são seus passivos atuais? O negócio está com lucro ou operando com prejuízo? Todas essas perguntas só podem ser respondidas aderindo às práticas de contabilidade de pequenas empresas.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Acompanha fluxo de caixa

Como proprietário de uma empresa, você deve sempre saber quanto dinheiro você tem em mãos a qualquer momento. Isso pode ajudá-lo a tomar decisões de negócios mais informadas com base na posição de caixa atual.

Demonstrações financeiras são necessárias para aumentar o capital

Sem registros contábeis e informações financeiras adequados, é impossível obter um empréstimo para pequenas empresas de um banco ou de qualquer outra instituição financeira confiável. Os banqueiros e os investidores em potencial são muito propensos a investir ou emprestar para a empresa se sentirem que o proprietário da empresa tem uma forte compreensão das finanças de sua empresa e entende várias implicações financeiras.

A necessidade de contadores

Se a contabilidade não é um dos seus pontos fortes, como proprietário de uma empresa, contratar os serviços de uma das principais empresas de contabilidade do Canadá, que possui consultores de contabilidade canadenses altamente treinados e profissionais, é o que você deve procurar fazer.

Lembre-se sempre que a chave para o crescimento de qualquer negócio é compilar e revisar regularmente as demonstrações financeiras, de modo a descobrir potenciais ineficiências operacionais e desvios dentro do negócio.

Para economizar custos, pode ser tentador para qualquer pequeno empresário tentar lidar com as finanças da empresa. No entanto, as questões financeiras nem sempre são diretas e lidar com elas muitas vezes requer um profissional treinado. Contadores qualificados podem ajudar os empresários a tomar decisões financeiras mais inteligentes e também podem ajudar a garantir que a empresa cumpra todos os requisitos de conformidade.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade