Entenda sobre ar condicionado automotivo

Entenda sobre ar condicionado automotivo

julho 30, 2022 0 Por RedeGoo

Quando você trabalha na indústria de veículos comerciais, manter seu equipamento funcionando e seus motoristas confortáveis ​​é fundamental para o sucesso.

À medida que os longos dias de verão se aproximam e o mercúrio aumenta, um ambiente de trabalho quente e úmido é prejudicial à segurança e ao desempenho. Com algo tão simples quanto a saúde e a condição do ar condicionado do seu caminhão atrapalhando a produtividade, agora é a hora de adotar uma abordagem proativa para o cuidado e a manutenção do ar condicionado. Quer saber mais sobre automotivo, acesse https://www.eduarcondicionado.com.br/

Ajustes do Ar Condicionado da Unidade Tratora e Manutenção Preventiva

Os motoristas de caminhões comerciais precisam ficar alertas ao volante, independentemente das condições do ambiente. No entanto, se o ar condicionado falhar no meio da corrida ou desligar completamente, o calor sustentado provavelmente desgastará o motorista ao ponto de distração. Isso não apenas cria condições de direção inseguras, mas também faz com que o motorista faça pausas mais longas e frequentes, tornando suas operações mais lentas.

O pior é que o tempo que você leva para fazer a manutenção do sistema de ar condicionado do caminhão é significativamente maior e mais caro. A melhor forma de manter sua cabine fresca e seus veículos na estrada é com a manutenção preventiva do ar condicionado do caminhão.

Criar um plano detalhado para monitorar e manter o ar condicionado de seu caminhão é fácil e trará dividendos, pois ajuda a reduzir seus custos de propriedade e operação a longo prazo.

Considere as dicas a seguir para desenvolver uma estratégia de manutenção preventiva para sua frota:

• Siga os intervalos de manutenção e ajuste do ar condicionado do caminhão recomendados pela fábrica.
• Realize tarefas básicas de manutenção, como troca de filtros e fluidos dentro do cronograma

• Responda em tempo hábil a problemas e preocupações do sistema que surgirem
• Leve seu caminhão ao seu local de treinamento profissional para manutenção e reparos mais complexos Edu Ar-Condicionado

Uma das melhores maneiras de se manter atualizado sobre a manutenção preventiva de veículos comerciais é tornar as inspeções parte de sua rotina diária. Instrua seus motoristas a incluir a verificação do ar condicionado em suas inspeções. Peça-lhes que liguem o veículo, liguem o sistema e o coloquem em marcha para garantir que esteja soprando ar frio. Os motoristas também devem relatar imediatamente quaisquer problemas que tenham com o ar condicionado da cabine.

Solução de problemas dos sistemas de ar condicionado de veículos comerciais

Se o sistema de ar condicionado não estiver resfriando a cabine, isso é motivo de preocupação. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para chegar à raiz do problema antes de agendar o serviço de ar condicionado do seu caminhão. Se você estiver dirigindo na rodovia e sentindo o calor, use estas dicas de solução de problemas para descobrir o que está acontecendo:

• Desligue o sistema, desligue o motor e deixe tudo esfriar normalmente. Você pode estar prestes a superaquecer e precisar de fluido adicional
• Examine a correia. Correias de ar condicionado gastas ou danificadas podem cair ou quebrar, destruindo todo o ar condicionado
. • Odor para odores desagradáveis. Um cheiro de mofo vindo das aberturas geralmente é um indicador de que há sujeira ou mofo no sistema
• Verifique seu Freon. Se o fluido estiver baixo ou vazando, o ar condicionado não tem líquido refrigerante suficiente para manter a cabine fresca

. A manutenção preventiva do ar condicionado em veículos comerciais é uma forma eficiente de combater falhas no sistema e controlar os custos operacionais.

Como funcionam os sistemas de ar condicionado em carros?

Quando perguntados sobre como funcionam os ar-condicionados dos carros, a maioria das pessoas responderia: eu não me importo como eles funcionam, eu só quero que eles funcionem! Embora essa possa ser uma resposta comum, ela não responde à pergunta. Se você sempre teve curiosidade sobre como o ar condicionado funciona, leia abaixo para um mergulho mais profundo na teoria do ar condicionado, componentes do sistema e operação do sistema.

Como funciona o AC em um carro?

O ar condicionado em um carro funciona manipulando o refrigerante entre um estado líquido e gasoso. À medida que o líquido de arrefecimento muda de estado, ele absorve calor e umidade do veículo, permitindo que o sistema ejete ar frio e seco.

Para alternar o refrigerante entre um estado líquido e gasoso, o sistema de ar condicionado funciona para controle de pressão e temperatura.

Refrigerante de Ar Condicionado

No passado, o R-12 era usado como refrigerante em sistemas de ar condicionado automotivos. O R-12 (também conhecido como Freon) é um refrigerante à base de CFC (clorofluorocarbono) muito eficaz que não é inflamável e não é tóxico para os seres humanos. No final da década de 1980, os cientistas descobriram que o uso generalizado do R-12 estava esgotando a camada de ozônio da Terra. Quer saber mais sobre como funciona ou como é feito a manutenção de um ar condicionado automotivo, acesse https://www.eduarcondicionado.com.br/ar-automotivo-linha-pesada-em-bh

Os fabricantes mudaram para o R-134a em meados da década de 1990. O R-134a é um refrigerante à base de HFC (hidrofluorocarbono) que não possui as propriedades de destruição da camada de ozônio do R-12/Freon. O refrigerante mais recente é o R-1234yf, que produz menos gases de efeito estufa.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Peças do condicionador de ar do carro

Os condicionadores de ar do carro têm alguns componentes-chave. As principais partes e suas funções estão listadas abaixo:

Compressor

  • Unidade de acionamento do sistema que separa o lado de baixa pressão do lado de alta pressão
  • Recebe gás de baixa pressão e o comprime em gás de alta temperatura/alta pressão <
  • Montado na frente do motor e acionado por serpentina Correias

Condensador

  • Reduz a temperatura do líquido de arrefecimento mantendo alta pressão
  • O líquido de arrefecimento passa de gasoso para o estado líquido à medida que resfria o estado líquido
  • Semelhante aos radiadores do motor, usa ar forçado (ventilador ou movimento do veículo) para transferir calor
  • Montado na frente do veículo, atrás da grade

Secador

  • Retira a água do refrigerante com dessecante (dessecante)
  • Tem algumas propriedades de filtragem do sistema
  • Montado no lado de alta pressão do sistema, entre o condensador e o dispositivo de medição

Dispositivo Manômetro

  • Válvula de expansão ou tubo com orifício fixo
  • Reduz a pressão do refrigerante, causando refrigerante a temperatura caia rapidamente
  • O refrigerante ainda é um líquido depois de sair do dispositivo de dosagem
  • Montado no lado de alta pressão do sistema, entre o secador e a antepara

Evaporador

  • O refrigerante retorna ao estado gasoso no evaporador e causa um efeito de resfriamento
  • O ar da cabine é resfriado e seco à medida que flui através do evaporador
  • Componente individual montado no interior do compartimento de passageiros, atrás do painel

Caminho e características do refrigerante

  1. Refrigerante de baixa temperatura/baixa pressão entra no compressor (gás)
  2. O refrigerante de alta temperatura/alta pressão sai do compressor (gás)
  3. O refrigerante esfria e se converte em líquido no condensador
    • Ainda sob alta pressão
  4. O receptor/secador remove a água do refrigerante
  5. A válvula de expansão reduz a pressão do refrigerante
  6. O refrigerante converte de volta ao estado gasoso no evaporador
    • Absorve calor; quando o ar sopra através do evaporador, está frio e seco

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Condicionamento_de_ar