COMO TROCAR A BATERIA DE UM CARRO

COMO TROCAR A BATERIA DE UM CARRO

junho 17, 2021 0 Por RedeGoo

Antes de entrarmos no processo real de troca da bateria de um carro o que deve levar cerca de 30 minutos – existem certos equipamentos que precisam ser arranjados:

  • Nova bateria
  • Conjunto de chave inglesa ou soquete ajustável
  • Luvas de proteção de trabalho e óculos
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 250ml de água quente
  • Escova de dente velha ou escova de arame
  • Código de rádio

Anteriormente, as baterias de automóveis eram quase universais, mas o desenvolvimento da tecnologia automotiva e o aprimoramento do desempenho do motor criaram componentes elétricos complicados que exigem que muitos modelos tenham um tipo específico de bateria. O manual do proprietário do veículo deve conter as informações de que você precisa para comprar a bateria correta. Como alternativa, você pode usar o serviço de localização de bateria online, diz a equipe 99 Baterias em seu site: https://99baterias.com.br.

Você também encontrará o código do rádio e quaisquer outros PINs necessários no manual do proprietário – quando a bateria for desconectada, o rádio e outros sistemas eletrônicos serão reiniciados. Você precisará usar os códigos apropriados para restaurar sua funcionalidade. Assim que o carro for desligado e estacionado em uma superfície plana, você pode iniciar o processo de troca da bateria.

Fonte de Reprodução: Getty Images

PASSO 1: ENCONTRE A BATERIA DO CARRO

Embora possa parecer bobo, nem todas as baterias de carro estão localizadas sob o capô, no compartimento do motor. Consulte o manual do proprietário para confirmar onde a bateria está colocada – pode ser no porta-malas ou embaixo de um dos assentos traseiros (comum em alguns modelos BMW) para economizar espaço ou melhorar a distribuição de peso. Ele também pode ter uma tampa de plástico para protegê-lo, que precisa ser removido.

ETAPA 2: DESCONECTE OS TERMINAIS DA BATERIA

Normalmente, os terminais da bateria estarão na parte superior da bateria, mas você pode encontrá-los na lateral. Como acontece com qualquer bateria, há uma conexão negativa e uma positiva. O terminal negativo terá um sinal de menos (‘-‘) e geralmente é preto; o terminal positivo terá um sinal de mais (‘+’) e geralmente é vermelho.

Sempre desconecte o terminal negativo primeiro para desenterrar a bateria e evitar que uma carga passe por ela. Usando sua chave inglesa ou chave inglesa, afrouxe a braçadeira do cabo negativo e deslize-o para fora do terminal prendendo-o com segurança longe de outras peças. Repita este processo para desconectar o terminal positivo.

PASSO 3: REMOVA A BATERIA ANTIGA

A própria bateria será mantida no lugar por uma braçadeira na base da bateria ou por uma barra que passa por cima dela. Desaperte qualquer suporte de bateria que você tenha em seu carro e remova todos os parafusos. Agora que a bateria está livre, você pode retirá-la do carro. A maioria das baterias terá uma alça embutida para tornar isso mais fácil.

PASSO 4: LIMPE OS TERMINAIS

Usando o fermento em pó e água quente, misture uma solução para limpar as pinças terminais com a escova de dentes ou escova de aço e certifique-se de que não haja nenhum resíduo.

Fonte de Reprodução: Getty Images

PASSO 5: COLOQUE A NOVA BATERIA

Abaixe a nova bateria no espaço vazio deixado pela bateria antiga, garantindo que os terminais positivo e negativo estejam nos lados corretos. Reconecte a braçadeira ou barra segurando a bateria no lugar, colocando todos os parafusos de volta.

ETAPA 6: RECONECTE OS TERMINAIS DA BATERIA

Os terminais da nova bateria podem ter tampas protetoras que precisam ser removidas. Sempre reconecte o terminal positivo primeiro. Coloque a braçadeira sobre o terminal positivo, certificando-se de que vai direto para o fundo. Aperte-o primeiro com a mão e, em seguida, use a chave de fenda ou chave inglesa para apertar ainda mais. Repita este processo para reconectar o terminal negativo.

PASSO 7: VERIFIQUE SE A NOVA BATERIA ESTÁ FUNCIONANDO

Cubra a bateria e ligue o carro. A menos que você tenha um protetor de memória da bateria no lugar, você precisará inserir o código do rádio e quaisquer outros PINs para restaurar os sistemas eletrônicos.

COMPARE A QUALIDADE, MARCA E IDADE DA BATERIA DO CARRO.

Para funcionar bem, uma bateria deve ser bem feita e fresca. Para garantir que você compre uma bateria de alta qualidade, confira sua reputação e classificações no setor. Quando se trata da bateria específica que você recebe, certifique-se de comprar uma nova, pois as baterias perdem força com o tempo (mesmo no armazenamento). Em outras palavras, provavelmente não é uma boa ideia comprar uma bateria de carro do Craigslist. Idealmente, você deseja uma bateria com não mais de seis meses. Normalmente, você pode verificar a idade da bateria observando seu estojo. Algumas marcas usam uma data numérica, outras usam um código com uma letra para o mês e um número para o ano. 

Fonte de Reprodução: Getty Images

OPTE PELA GARANTIA DE BATERIA MAIS LONGA.

Você quer uma bateria que seja garantida. Uma boa garantia não apenas demonstra a confiança do fabricante em seu produto, mas também ajuda a protegê-lo se algo der errado.

Todas as coisas sendo iguais, você deseja a bateria com o maior período de substituição gratuita. A maioria das garantias de bateria tem duas partes: um período de substituição gratuita e uma garantia de desempenho limitada. Embora você possa obter reembolso parcial durante o último período, o valor que será reembolsado em caso de falha da bateria não corresponderá ao da garantia de substituição gratuita.

Se sua bateria estiver na garantia, certifique-se de dar uma olhada em sua condição. Sinais de negligência, como níveis baixos de água ou instalação inadequada, podem anular algumas garantias. Ao obter um de nossos técnicos especializados para instalar sua nova bateria e mantê-la funcionando sem problemas com verificações regulares, você pode evitar uma dor de cabeça (e despesas significativas) no futuro.

O que devo considerar ao comprar uma bateria de reposição?

Como saber qual bateria é a certa para o seu veículo? Aqui estão algumas dicas rápidas para ajudá-lo a fazer a escolha certa.

Verifique o manual do seu veículo para obter as recomendações do fabricante do equipamento original para:

  • Tamanho do grupo da bateria – o tamanho da bateria que melhor se adapta às dimensões físicas do seu veículo. Muitos veículos podem acomodar mais de um tamanho de grupo.
  • Amplificadores de partida a frio (CCA) – CCA é fundamental para uma boa capacidade de partida. É o número de amperes que uma bateria pode suportar por 30 segundos a uma temperatura de 0 graus F até que a tensão da bateria caia para níveis inutilizáveis.
  • Capacidade de reserva (RC) – ajuda a alimentar o sistema elétrico do seu veículo se o alternador falhar. Ele identifica quantos minutos a bateria pode fornecer energia suficiente sem cair abaixo da tensão mínima necessária para operar seu veículo.

Em geral, tanto para CCA quanto para RC, quanto maior o número, melhor. No entanto, se você mora em um clima frio, a classificação CCA deve ser uma consideração importante na escolha de uma bateria. Por outro lado, se você vive em um clima de alto calor, não precisa de tanto CCA.

Fonte: https://www.moura.com.br/blog/baterias-automotivas/