Como funcionam as estações de tratamento de esgoto?

Como funcionam as estações de tratamento de esgoto?

maio 31, 2022 0 Por RedeGoo

er um sistema de esgoto funcionando é essencial para qualquer proprietário ou empresa. Se a sua propriedade estiver perto da rede de água, não deve haver problema. No entanto, se você estiver mais longe da conexão principal, pode precisar de uma estação de tratamento de esgoto ou fossa séptica.

Mas como funcionam as estações de tratamento de esgoto? Este guia explicará exatamente como, para que você possa selecionar a melhor opção para o seu projeto.

Como funcionam esses dois métodos diferentes? O esgoto de casas individuais flui para o poço úmido. Diz a equipe https://saluta.com.br.

Como funcionam as estações de tratamento de esgoto?

Utilizando mecanismos internos, uma estação de tratamento de esgoto funciona decompondo os resíduos sólidos para produzir um efluente mais limpo e ecologicamente correto.

As águas residuais e os esgotos são encaminhados para o tanque primário, onde os sólidos e líquidos se dispersam. O licor resultante flui para a câmara de biozona. Na câmara, uma bomba areja os resíduos e estimula as bactérias amigáveis ​​a condensar a matéria orgânica. Isso decompõe e purifica o resultado.

Ao sair da câmara de resíduos final, o resíduo restante está 95% limpo e pronto para dispersão em valas locais ou sistemas de drenagem, sujeito à autorização do órgão ambiental competente.

Tratamento de esgoto vs. fossas sépticas

As pessoas costumam pensar em estações de tratamento de esgoto e fossas sépticas como o mesmo produto. No entanto, há uma série de diferenças distintas entre os dois. Uma fossa séptica produz um resíduo muito poluente, que deve ser disperso para um sumidouro. Aqui, os poluentes sépticos passam por um tratamento adicional pelas bactérias aeróbicas naturais do solo. As fossas sépticas também não usam eletricidade nem requerem manutenção. Eles precisam esvaziar apenas uma vez por ano.

Pelo contrário, uma estação de tratamento de esgoto produz um efluente limpo e não poluente que pode ser lançado diretamente em uma vala ou outro curso de água. Eles geralmente exigem eletricidade para operar e também precisarão de manutenção e esvaziamento regulares.

Como funcionam as estações de tratamento de esgoto?

O processo da Estação de Tratamento de Esgoto é semelhante ao funcionamento de uma Fossa Séptica, mas os componentes mecânicos fornecem processos adicionais para ajudar a quebrar os sólidos para produzir um efluente mais limpo e mais ecológico.

Águas residuais e esgotos, geralmente de várias propriedades, são alimentados no tanque de decantação primário, onde os sólidos e os líquidos se separam e o licor flui para a câmara da biozona. Na câmara, uma bomba areja os resíduos e estimula as boas bactérias a digerir a matéria orgânica, decompondo-a e purificando-a.

Ao sair da câmara final, conhecida como câmara de húmus, o efluente normalmente está 95% limpo e pronto para ser lançado em cursos d’água locais, valas ou sistemas de drenagem terrestre, sujeito à anuência da Agência Ambiental.

A CSG é especialista na manutenção de Estações de Tratamento de Esgoto de pequena escala, mantendo os componentes mecânicos em perfeito estado de funcionamento através de manutenção regular. As estações de tratamento de esgoto também precisam ser esvaziadas pelo menos uma vez por ano para manter o sistema livre do lodo que se acumula naturalmente ao longo do tempo.

Oferecemos um serviço rápido, amigável e eficiente para os proprietários que precisam de manutenção ou manutenção de sua Estação de Tratamento de Esgoto, ou simplesmente precisam de ajuda ou conselhos de especialistas em coleta de esgoto doméstico.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Dicas de estações de tratamento de esgoto da CSG

  • Use produtos de limpeza doméstica biologicamente amigáveis
  • Limpe o tanque regularmente, de preferência a cada doze meses
  • Não permita que produtos químicos comerciais, medicamentos ou produtos de higiene entrem no sistema
  • Não use grandes quantidades de produtos de limpeza biológicos ou alvejante
  • As bactérias no tanque são vitais para o processo biológico

Por que o esgoto é tratado?

O de esgoto é um processo que é seguido para a purificação em tratamento de água usada, muitas vezes rica contaminantes. O processo de tratamento é seguido para que o efluente tratado retorne com segurança ao ciclo da água como efluente ecologicamente correto. O tratamento de água primária, secundário e terciário.

O que é uma estação de tratamento de água de esgoto?

As estações de tratamento de água de esgoto são um aspecto essencial da infraestrutura de saneamento e água. A coleta e o tratamento de água correto, com uma proteção de forma segura e ecologicamente correta ao ambiente, são fundamentais para o cumprimento das normas ambientais e para a proteção das normas da saúde pública.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

O princípio de funcionamento de uma estação de tratamento de esgoto

O tratamento de esgoto funciona empregando vários processos de tratamento, químico e biológico. Uma estação de tratamento de esgoto típico, na maioria dos casos, empregará um tratamento preliminar na tela e/ou na remoção de matéria mais pesada, muitas vezes mais difícil. Isto é seguido por tanques de sedimentação primários para removedor a matéria contínua menos densa.

Espera-se que a água que sai desses processos seja livre de tratamento de partículas e alimente para um tratamento de água biológica onde as bactérias de alta densidade de água são biológicas de carbono e os nutrientes. A água purificada às vezes é de infetada por luz cloração antes de retornar aos corpos d’água ou UV. Deve-se notar que uma fossa séptica não é uma estação de tratamento de esgoto completo.

De acordo com as Regras Vinculativas de 2020 , uma fossa séptica pode mais iluminar diretamente nas águas não águas. Como tal e se você possui atualmente uma fossa séptica, você deve:

  • Atualize para a estação de tratamento de esgoto que está totalmente em conformidade com a BS EN12566-3
  • adicionar o biofiltro Ecoflo
  • Desviar ofluente para uma drenagem de tamanho apropriado arquivada
  • Conecte-se ao sistema de esgoto principal (se possível)

Como o esgoto chega à estação de tratamento?

O esgoto entra nas usinas por gravidade (a água usada flui diretamente para a estação de tratamento) ou sob pressão/bombeamento (as águas residuais são coletadas em uma câmara e uma bomba direta como águas residuais para o tanque). Esta usina é principalmente utilizada quando não tem profundidade entre as instalações/ativos atendidos e suas próprias instalações.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Campos de drenagem para estações de tratamento de esgoto

A água após o tratamento pode ser descarregada em um corpo d’água superficial ou no solo por meio de campos de drenagem. Campos de drenagem são uma parte importante do processo, especialmente para estações de tratamento de esgotos compactos. Um campo de drenagem permite muitas vezes infiltração de efluentes tratados no solo a uma taxa controlada. Isso promove um tratamento biológico antes que o efluente ecologicamente correto chegue a melhorias adicionais.

Veja nossas estações de tratamento de esgoto

Agora que você conhece o básico sobre o que são águas residuais e como funcionam como estações de tratamento de esgoto, veja nossa gama de soluções para descobrir como elas podem proteger sua propriedade, meio nosso ambiente e o planeta que todos compartilhamos.

FONTE: https://saluta.com.br/produto/ete-estacao-de-tratamento-de-esgoto-2