Guia de conservação de água para empresas: 20 dicas para reduzir o uso de água
maio 25, 2023Se você possui ou gerencia uma empresa, deve considerar como você e seus funcionários economizam água, para o que precisam seguir um guia de conservação de água. Certifique-se de estar ciente de como lidar com as muitas questões de conservação de água que as empresas enfrentam, para o bem do planeta e também para o bem de seus negócios. Tornar-se mais verde ajuda as empresas a economizar dinheiro, atrair novos clientes e elevar sua marca acima de seus concorrentes. Quer saber mais sobre conservação de água, acesse https://saluta.com.br/
Fontes de desperdício de água para empresas
Existem inúmeras, às vezes surpreendentes, maneiras pelas quais você pode desperdiçar água em suas operações comerciais:
- Uso de água não rastreado – As áreas de desperdício potencial por meio do uso de água não rastreado incluem vazamentos em sistemas de uso de água ou picos irregulares devido ao uso ineficiente de água, os quais podem resultar em muita água desperdiçada.
- Resíduos de Funcionários – Os funcionários, estejam eles trabalhando pessoalmente, em casa ou viajando, podem gerar uma quantidade significativa de desperdício de água da empresa em áreas como banheiros, bebedouros e cozinhas.
- Falta de Reciclagem de Água – Muitos ambientes comerciais não reutilizam água quando há muitas oportunidades para fazê-lo. Continuar a desperdiçar essa água potencialmente reutilizável não apenas aumenta a demanda cada vez maior por água em todo o país, mas também pode levar à poluição se a água contaminada for despejada em rios e oceanos.
- Instalações e práticas ineficientes – Muitas instalações e práticas comuns nas empresas hoje são extremamente ineficientes quando se trata de economizar água. Quer se trate de torneiras de fluxo contínuo que podem ser deixadas abertas ou vazando, ou de limpeza ou resfriamento desnecessários no escritório, muita água é desperdiçada desnecessariamente.
- Práticas ineficientes de paisagismo – Sistemas ineficientes de irrigação e aspersão, excesso de água e a falta de uso de água reutilizada levam a incontáveis galões frequentemente desperdiçados em paisagismo.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock
Como minha empresa pode economizar água?
Monitore o uso de energia
Avaliar o uso de água da sua empresa é o primeiro passo para diagnosticar e resolver os problemas de conservação de água da sua empresa:
- Dica nº 1: Revisar as contas de água – Revisar as contas de água mensalmente em busca de quaisquer indicações de vazamentos, como vazamentos em canos e torneiras de água, ajudará você a identificar e reparar vazamentos antes que resultem em galões de água desperdiçada.
- Dica nº 2: Monitore o uso interno de água – Monitore o uso de água em todos os equipamentos, mas especialmente aqueles que usam um fluxo contínuo (por exemplo, torneiras sem mecanismos de fechamento automático) para que você e seus funcionários saibam quanta água estão realmente usando.
- Dica nº 3: Monitore o uso externo de água – A instalação de um submedidor ajudará você a monitorar vazamentos e verificar picos incomuns no uso de água
- Dica nº 4: Consulte um encanador – Consulte um encanador profissional para garantir que sua empresa tenha todas as bases cobertas em termos de conservação de água. Descubra como a sua empresa pode economizar água e contribuir para a preservação do meio ambiente. Clique aqui para conhecer estratégias eficientes e práticas que ajudarão a reduzir o consumo de água e a aumentar a sustentabilidade do seu negócio.
Educar os funcionários sobre a conservação da água
- Dica nº 5: Educação dos funcionários – Eduque seus funcionários sobre a importância da conservação da água e estabeleça metas de conservação como uma empresa para eles cumprirem.
- Dica nº 6: Lembretes amigáveis – Lembre a si mesmo e a seus funcionários de suas iniciativas de conservação de água, como colocar placas em pias e bebedouros, informando-os para estarem atentos ao consumo de água.
- Dica nº 7: Automonitoramento – Quando os funcionários estão trabalhando fora do escritório, eles ainda podem participar das iniciativas de conservação de água da empresa. Fechar a torneira quando não estiver em uso, encurtar os banhos e mudar para garrafas de água reutilizáveis ajudará os funcionários a fazer sua parte para economizar água, mesmo em casa.
- Dica nº 8: Reserva sustentável – Ao viajar a negócios , certifique-se de escolher uma hospedagem que tenha práticas sustentáveis em vigor.
Reciclagem e reuso de água
- Dica nº 9: Implemente a reciclagem de águas cinzas – As águas cinzas, que incluem água de chuveiros, banheiras, pias, cozinha, lava-louças, tanques de lavanderia e máquinas de lavar, geralmente são desperdiçadas. A água cinza pode ser reutilizada para irrigação e descarga de vasos sanitários, o que acabará economizando dinheiro para sua empresa uma vez que todos os sistemas adequados sejam instalados.
Tecnologias e práticas de eficiência hídrica
- Dica # 10: Use acessórios de encanamento de baixo fluxo – Considere torneiras de baixo fluxo de fechamento automático. Ótimas opções incluem modelos eficientes EPA (por exemplo, vasos sanitários, torneiras, chuveiros, mictórios)
- Dica nº 11: Instale aparelhos Energy Star – A instalação de aparelhos com certificação e projetados para usar menos água do que os aparelhos tradicionais economizará água.
- Dica nº 12: Reduza o uso do ar-condicionado – Quando apropriado, desligue as unidades de CA refrigeradas a água e use ventiladores como alternativa.
- Dica nº 13: Substitua equipamentos refrigerados a água – Se sua empresa usa equipamentos que usam resfriamento a água (por exemplo, máquinas de gelo, condensadores, unidades de CA), mude para equipamentos refrigerados a ar para reduzir o uso de água.
- Dica nº 14: Reduza a pressão da água – A instalação de válvulas redutoras de pressão pode reduzir a pressão da água para menos de 50 psi, o que resultará em menos desperdício de água ao longo do tempo.
- Dica nº 15: altere suas práticas de limpeza – mude da limpeza periódica para a programação de limpeza ‘conforme necessário’ e limpe as superfícies usando métodos de varredura a seco, quando aplicável.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock
Técnicas de paisagismo com eficiência hídrica
- Dica nº 16: Instale sensores de umidade – Instale sensores de umidade para que você possa regular seus sistemas de aspersão com base na necessidade de água das plantas para garantir que os aspersores cubram apenas as áreas que precisam ser regadas e estejam ativos apenas quando necessário.
- Dica nº 17: Ajuste o sistema de irrigação – otimize o uso da água para garantir que o sistema de irrigação tenha cobertura adequada, menos escoamento e horas de irrigação limitadas.
- Dica #18: Escolha Plantas Nativas – Plante plantas nativas tolerantes à seca que não exijam rega excessiva.
- Dica nº 19: Irrigue com água reutilizada – Use água recuperada, água da chuva coletada ou água cinza para irrigação de plantas.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua