Desenvolver uma estratégia de marketing

Desenvolver uma estratégia de marketing

julho 28, 2022 0 Por RedeGoo

O marketing eficaz começa com uma estratégia de marketing bem pensada e bem informada. Uma boa estratégia de marketing ajudará você a definir metas de marketing claras, realistas e mensuráveis ​​para o seu negócio.

Sua estratégia de marketing afeta a maneira como você administra seus negócios, por isso deve ser planejada e desenvolvida em consulta com sua equipe. É uma ferramenta de planejamento estratégico abrangente e abrangente que:

  • descreve sua empresa e seus produtos e serviços
  • explica a posição e o papel de seus produtos e serviços no mercado
  • perfis seus clientes e sua concorrência
  • identifica as táticas de marketing que você usa
  • permite que você criar um plano de marketing (as táticas a serem entregues) e medir sua eficácia.

Uma estratégia de marketing define a direção geral e os objetivos do seu marketing e, portanto, é diferente de um plano de marketing, que descreve as ações específicas que você tomará para executar sua estratégia de marketing. Sua estratégia de marketing pode ser desenvolvida para os próximos anos, enquanto seu plano de marketing geralmente descreve as táticas a serem alcançadas no ano atual. Quer saber mais sobre as estrategias de marketing, acesse https://www.seobh.org/

Escreva uma estratégia de marketing bem-sucedida

Sua estratégia de marketing bem desenvolvida o ajudará a atingir suas metas de negócios e a se concentrar nas ações necessárias para alcançar os clientes certos.

Desenvolver uma estratégia de marketing que inclua os componentes listados abaixo ajudará você a obter o máximo de seus investimentos em marketing, manter seu marketing focado e medir e melhorar seus resultados de vendas.

Identifique seus objetivos de negócios

Alinhe sua estratégia de marketing com os objetivos de negócios descritos em seu plano de negócios; Você pode então definir um conjunto de metas de marketing para apoiá-las. Seus objetivos de negócios podem incluir:

Aumentar o conhecimento de seus produtos e serviços,
Vender mais produtos de um fornecedor específico,
Alcançar um novo segmento de clientes.

Ao definir metas, é crucial estar o mais focado possível para que você possa medir efetivamente os resultados em relação ao que se propôs a fazer. Um critério simples para definir metas é o método SMART:

Específico – defina claramente o que você deseja alcançar
Mensurável – defina ações tangíveis para que você possa medir seus resultados
Atingível – defina metas que estejam dentro de sua capacidade e orçamento
Relevante – estabeleça metas que o ajudarão a melhorar aspectos específicos do seu negócio.
Temporário – Estabeleça metas que você pode alcançar dentro do tempo necessário.

Declare suas metas de marketing

Defina um conjunto de metas de marketing específicas com base em suas metas de negócios. Esses objetivos motivarão você e sua equipe e permitirão que você acompanhe seu sucesso.

Exemplos de metas de marketing são o aumento da penetração no mercado (venda de mais produtos existentes para clientes existentes) ou desenvolvimento de mercado (venda de produtos existentes para novos mercados-alvo). Esses objetivos de marketing podem ser de longo prazo e podem levar alguns anos para serem alcançados com sucesso. No entanto, eles devem ser claros e mensuráveis, e ter prazos que devem ser cumpridos.

Certifique-se de que suas estratégias gerais também sejam práticas e mensuráveis. Uma boa estratégia de marketing não é alterada todos os anos, mas revisada à medida que suas estratégias são cumpridas ou suas metas de marketing são atingidas. Você pode precisar mudar sua estratégia se seu mercado externo mudar devido a um novo concorrente ou nova tecnologia, ou se seus produtos mudarem significativamente. Quer saber mais sobre as estrategias de marketing, acesse https://www.seobh.org/category/blog/

Pesquisa Sua Pesquisa de Mercado

é uma parte essencial de sua estratégia de marketing. Você precisa coletar informações sobre seu mercado, por exemplo B. Tamanho, crescimento, tendências sociais e demografia (estatísticas populacionais como idade, sexo e tipo de família). É importante ficar de olho no seu mercado para estar ciente das mudanças ao longo do tempo para manter sua estratégia relevante e focada.

Faça o perfil de seus clientes potenciais

Use sua pesquisa de mercado para criar um perfil dos clientes-alvo e identificar suas necessidades.

O perfil mostra seu comportamento de compra, incluindo como compram, onde compram e o que compram. Novamente, verifique as tendências regularmente para não perder novas oportunidades ou se tornar irrelevante com sua mensagem de marketing.

Se você está tentando encontrar novos clientes, certifique-se de que sua estratégia de marketing também permita que você mantenha relacionamentos com seus clientes existentes.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Perfile seus concorrentes

Da mesma forma, como parte de sua estratégia de marketing, você deve traçar o perfil de seus concorrentes e identificar seus produtos, cadeias de suprimentos, preços e táticas de marketing.

Use-o para identificar sua vantagem competitiva – o que diferencia sua empresa de seus concorrentes. Você também pode identificar os pontos fortes e fracos de seus próprios processos internos para melhorar seu desempenho em relação à concorrência.

Desenvolva estratégias para apoiar suas metas de marketing

Liste seus mercados-alvo e crie uma série de estratégias para atraí-los e retê-los. Um exemplo de objetivo pode ser sensibilizar os jovens para os seus produtos. Suas estratégias correspondentes podem ser aumentar sua presença na mídia social online publicando atualizações regulares sobre seu produto no Instagram ou Facebook; publicidade em revistas locais para jovens; ou oferecer descontos para estudantes.

Use os 7 Ps do Marketing

Alcance seu público-alvo com os 7 Ps do Marketing Mix. Se você puder escolher o mix de marketing correto de produto, preço, publicidade, localização, pessoas, processo e evidências físicas, sua estratégia de marketing provavelmente será mais bem-sucedida. Você pode escolher qualquer combinação para implementar sua estratégia de marketing.

Teste suas ideias

Depois de decidir suas táticas, faça uma pesquisa on-line, teste algumas ideias e abordagens em seus clientes e sua equipe e veja o que funciona. Você deve selecionar uma variedade de táticas para atender às necessidades de seus clientes, alcançar clientes em seu mercado-alvo e melhorar seus resultados de vendas.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing