Conselhos de especialistas sobre prevenção e tratamento de varizes
abril 4, 2023Milhões de americanos são afetados por varizes. Em algumas pessoas, essas veias salientes são feias, mas indolores. Para outros, eles podem ser desconfortáveis e até incrivelmente dolorosos. A boa notícia é que essa condição comum pode ser tratada com procedimentos minimamente invasivos no mesmo dia que não requerem anestesia geral ou ida à sala de cirurgia.
Especialista em cuidar de indivíduos com doenças arteriais e venosas, avalia os diferentes tipos de doenças venosas e as opções de tratamento disponíveis para os pacientes. Quer saber mais sobre variz, acesse https://angio.com.br/
O que são varizes?
Dorsey: As varizes são veias protuberantes perto da superfície da pele. As varizes são tipicamente causadas por insuficiência venosa, também chamada de refluxo venoso. As veias são projetadas para bombear o sangue de volta ao coração, e as veias das pernas possuem válvulas que ajudam nesse processo. Em pacientes com insuficiência venosa, essas válvulas não funcionam adequadamente e causam acúmulo de sangue nas veias. Este aumento da pressão venosa leva ao desenvolvimento de veias varicosas.
Alguns pacientes com varizes não apresentam sintomas. Para outros pacientes, eles podem apresentar uma série de sintomas, incluindo dor, latejamento, coceira, peso e fadiga nas pernas. O inchaço nas pernas também é um sintoma comum. A insuficiência venosa é em grande parte uma condição benigna (o que significa que não é perigosa), mas pode ser bastante frustrante, pois começa a mudar a aparência de suas pernas e, em alguns casos, afeta sua capacidade de ficar em pé por longos períodos de tempo.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock
O que causa as varizes? A culpa é cruzar as pernas?
Não, este é um conto da carochinha que infelizmente persistiu. Houve uma série de grandes estudos que analisaram especificamente os fatores de risco associados ao desenvolvimento de varizes. Os dados desses estudos não sugerem que cruzar as pernas leva ao desenvolvimento de varizes.
Estudos sugeriram que um histórico familiar de varizes aumenta o risco. Se ambos os pais sofrem de varizes, pode haver até 90% de chance de que seus filhos também tenham problemas com insuficiência venosa. Outros fatores de risco incluem obesidade, idade avançada, ficar em pé por muito tempo, fumar, sedentarismo, histórico de coágulos sanguíneos e gravidez.
As mulheres são mais propensas do que os homens a ter varizes? Gravidez causa varizes?
Sim, as mulheres têm quatro vezes mais chances de sofrer de varizes. As alterações hormonais associadas à gravidez (especialmente gestações múltiplas) colocam as mulheres em maior risco de desenvolver varizes. Além disso, o aumento do volume sanguíneo e da pressão de um útero em crescimento pode fazer com que as veias aumentem. Muitas vezes, as veias varicosas desaparecem ou pelo menos melhoram em aparência cerca de três meses após o parto.
Varizes e vasinhos são a mesma coisa?
Não, mas muitas vezes são o resultado do mesmo problema. As varizes são as grandes veias proeminentes vistas e sentidas na superfície da pele. Eles geralmente têm uma descoloração azul ou verde associada. As veias da aranha, ou telangiectasias, são as veias menores com um padrão semelhante a uma teia visível na superfície da pele. Eles normalmente não são criados. As veias reticulares são outra categoria de veias superficiais frequentemente observadas em pacientes. Eles são caracterizados por veias maiores, geralmente de cor verde, vistas sob a superfície da pele que não são muito salientes.
O que é mapeamento venoso?
O mapeamento de veias refere-se a um teste de ultrassom que pode ser feito para examinar mais de perto as veias das pernas. Este teste é não invasivo e indolor. O estudo também pode ser referido como ultrassom de insuficiência venosa (ou refluxo venoso). Isso é diferente de um estudo de ultrassom venoso feito para procurar coágulos sanguíneos nas veias profundas. O mapeamento de veias ajudará o profissional de saúde a determinar quais procedimentos são apropriados para cada paciente, se houver. Esses estudos nos dizem onde as veias estão funcionando mal, quão grandes são as veias e se um procedimento invasivo é ou não viável para o paciente. Para a maioria, um estudo de mapeamento de veias é necessário antes que um procedimento possa ser recomendado.
Como você trata as varizes?
O tratamento para varizes geralmente começa com o tratamento médico, que inclui o uso regular de meias de compressão graduada e elevação das pernas. Se as medidas conservadoras não funcionarem, alguns pacientes precisam de procedimentos para resolver seus sintomas. As opções de tratamento incluem escleroterapia, procedimentos de ablação térmica e/ou flebectomia.
A escleroterapia envolve a injeção de uma solução em veias visíveis na superfície da pele. Isso é normalmente usado para melhorar a aparência de aranhas e veias reticulares. Os procedimentos de ablação usam radiofrequência ou lasers para fechar as veias com defeito . A flebectomia é um procedimento no qual as varizes são removidas cirurgicamente através de pequenas incisões na pele. Muitas vezes, uma combinação desses procedimentos é necessária para alcançar o resultado desejado. Seu profissional de saúde pode ajudá-lo a decidir qual tratamento é adequado para você.
Como as meias de compressão ajudam as varizes?
As meias de compressão graduada são utilizadas tanto na prevenção quanto no tratamento de varizes. As meias de compressão estão disponíveis em diferentes gradientes de pressão. Indivíduos com insuficiência venosa moderada geralmente recebem prescrição de meia com um gradiente “firme” de 20-30 mmHg. Normalmente, recomendamos que os pacientes usem suas meias de compressão diariamente – colocando-as pela manhã e removendo-as no final do dia antes de ir para a cama. É importante observar que as meias brancas “antiembolizantes” dadas a pacientes no hospital geralmente não são adequadas para pacientes com insuficiência venosa sintomática e geralmente apresentam um gradiente bem abaixo de 20 mmHg.
Onde são feitos os procedimentos médicos? Terei alguma cicatriz?
A maioria dos procedimentos são feitos em um ambiente de escritório. Para alguns pacientes com doença venosa mais extensa, os procedimentos são feitos na sala de cirurgia em nível ambulatorial, o que permite que o paciente vá para casa no mesmo dia. A maioria dos procedimentos envolve incisões muito pequenas na pele (1-3 milímetros). Novamente, depende do tipo de procedimento que você realiza, mas a maioria dos pacientes tem muito pouca cicatriz associada.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock
Quais são os riscos e efeitos colaterais?
Os riscos variam um pouco, dependendo do procedimento que você está realizando. Como em qualquer procedimento vascular invasivo, existe um pequeno risco de sangramento, infecção ou danos às estruturas circundantes, como pequenos nervos superficiais. A grande maioria dos pacientes terá um curso pós-procedimento tranquilo. Alguns pacientes apresentam hematomas, inchaço ou leve desconforto no local das incisões. No entanto, todos eles geralmente duram pouco e desaparecem alguns dias após o procedimento.
As varizes voltarão após a cirurgia ou tratamento?
Alguns pacientes apresentam recorrência de suas veias varicosas. A probabilidade de recorrência depende do tipo de procedimento que você tem e do grau de insuficiência venosa subjacente. É importante ser avaliado por um especialista em veias experiente que trabalhará com você para tratar a causa subjacente de suas varizes. Se ocorrer recorrência, geralmente leva vários anos para que novas varicosidades se desenvolvam.
Fonte: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/variz