Como funcionam os condicionadores de ar?

Como funcionam os condicionadores de ar?

agosto 2, 2022 0 Por RedeGoo

Em 17 de julho de 1902, Willis Carrier inventou o primeiro ar condicionado moderno. A invenção dos carregadores ajudou a gerar inúmeras indústrias que continuam a impulsionar nossa economia até hoje. Nos primeiros anos, o ar condicionado ajudou a impulsionar a fabricação de produtos de panificação para suprimentos de guerra. Isso levou diretamente aos sucessos de bilheteria do verão, quando as pessoas se reuniram em cinemas refrigerados para escapar do calor. O controle preciso de temperatura e umidade permitiu até mesmo o desenvolvimento de shopping centers internos, voos transatlânticos e os computadores e servidores que alimentam a Internet. Os sistemas de refrigeração modernos de hoje ainda funcionam com os mesmos princípios básicos e fornecem ar confortavelmente fresco às pessoas no interior. Então ciclo continua até que sua casa atinja a temperatura desejada. Quer saber mais sobre ar condicionado e qual comprar, acesse https://www.bhsplit.com.br/

Os condicionadores de ar vêm em uma variedade de formas e tamanhos, mas todos operam com a mesma premissa básica. Um ar condicionado fornece ar frio dentro de sua casa ou espaço fechado, removendo o calor e a umidade do ar interno. Ele retorna o ar resfriado para o espaço interno e transfere o calor e a umidade indesejados para fora. Um ar condicionado padrão ou sistema de refrigeração usa um produto químico especializado chamado refrigerante e tem três componentes mecânicos principais: um compressor, uma bobina do condensador e uma bobina do evaporador. Esses componentes trabalham juntos para converter rapidamente o refrigerante de gás para líquido e vice-versa. O compressor aumenta a pressão e a temperatura do gás refrigerante e o envia para a serpentina do condensador, onde é convertido em líquido. Em seguida, o refrigerante viaja de volta para o interior e entra na serpentina do evaporador. Aqui o refrigerante líquido evapora e resfria a serpentina interna. Um ventilador sopra o ar interno através da serpentina do evaporador frio, onde o calor dentro da casa é absorvido pelo refrigerante. O ar resfriado é então circulado por toda a casa enquanto o gás evaporado aquecido é enviado de volta para o compressor. O calor é então liberado para o ar externo à medida que o refrigerante retorna ao estado líquido. Este ciclo continua até que sua casa atinja a temperatura desejada. O calor é então liberado para o ar externo à medida que o refrigerante retorna ao estado líquido. Este ciclo continua até que sua casa atinja a temperatura desejada. O calor é então liberado para o ar externo à medida que o refrigerante retorna ao estado líquido. Este ciclo continua até que sua casa atinja a temperatura desejada.

O PROCESSO DE AR ​​CONDICIONADO

Muitas residências na América do Norte contam com ar condicionado split, muitas vezes chamado de ar central. Os sistemas de ar condicionado consistem em muitos componentes e podem fazer mais do que apenas resfriar o ar na sala. Você também pode controlar a umidade, a qualidade do ar e o fluxo de ar em sua casa. Portanto, antes de respondermos à pergunta sobre como o ar condicionado funciona, é útil saber o que compõe um sistema típico.

O QUE É AR CENTRAL?

Um sistema de ar condicionado típico, muitas vezes referido como ar condicionado central ou sistema de ar condicionado split, normalmente inclui o seguinte:

  1. um termostato que controla a operação do sistema
  2. uma unidade externa que abriga um ventilador, serpentina do condensador e compressor
  3. uma unidade interna que abriga a serpentina do evaporador e o ventilador para circular ar resfriado
  4. tubulação de cobre, permitindo o fluxo de refrigerante entre as unidades interna e externa
  5. uma válvula de expansão que regula a quantidade de refrigerante que entra nos
  6. dutos da serpentina do evaporador que permitem que o ar fluxo da unidade interna para os vários espaços de convivência e de volta a unidade interna circula

Em sua descrição mais básica, o processo de aclimatação envolve duas ações que ocorrem simultaneamente, uma dentro de casa e outra fora de casa.

  • No ambiente interno (às vezes chamado de lado frio do sistema), o ar interno quente é resfriado à medida que passa por uma serpentina de resfriamento cheia de refrigerante. O calor do ar ambiente é absorvido pelo refrigerante quando o refrigerante muda de líquido para gás. O ar resfriado é realimentado para dentro da casa.
  • Fora de casa (às vezes chamado de lado quente do sistema), o gás refrigerante é comprimido antes de entrar em uma grande bobina na unidade externa. O calor é liberado para fora quando o refrigerante se liquefaz novamente e um grande ventilador puxa o ar externo através da serpentina externa, removendo o calor absorvido pela casa.

O resultado é um ciclo contínuo de remoção de calor e umidade do ar interno, ar frio retornando para dentro da casa e calor e umidade saindo da casa. Quer saber mais sobre a funcionalidade dos tipos de ar condicionado, acesse https://www.bhsplit.com.br/instalacao-ar-condicionado-split-ca

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

COMO FUNCIONA O AR CENTRAL – EM MAIS DETALHES

Agora que você tem uma compreensão básica de como os condicionadores de ar funcionam, vamos nos aprofundar um pouco e descrever todo o processo.

O termostato, que normalmente é montado em um local central na parede interna, monitora e regula a temperatura do ar ambiente. O processo de resfriamento começa quando o termostato detecta que a temperatura do ar precisa ser reduzida e envia sinais para os componentes do ar condicionado dentro e fora de casa para que comecem a funcionar. O ventilador da unidade interna aspira o ar quente de dentro da casa através de dutos de ar de retorno. Esse ar passa por filtros que coletam poeira, fiapos e outras partículas transportadas pelo ar. O ar interno quente e filtrado flui através da serpentina do evaporador frio. À medida que o refrigerante líquido se transforma em gás na bobina do evaporador, o calor do ar interno é absorvido pelo refrigerante, resfriando o ar à medida que passa pela bobina.

O gás refrigerante sai da casa através de tubos de cobre e vai para o compressor do ar condicionado externo. Pense no compressor como uma grande bomba elétrica. O compressor pressuriza o gás refrigerante e envia o refrigerante para a serpentina do condensador da unidade externa. Um grande ventilador puxa o ar externo através da serpentina do condensador, permitindo que o ar absorva a energia de aquecimento das casas e a libere para fora. Durante este processo, o refrigerante é convertido novamente em líquido. Em seguida, ele retorna através de tubulação de cobre para a unidade interna, onde passa por um dispositivo de expansão que regula o fluxo de refrigerante na serpentina do evaporador. O refrigerante frio absorve então mais calor do ar ambiente e o ciclo continua.

TIPOS DE AR ​​CONDICIONADO

Como você pode ver, perguntar como funcionam os aparelhos de ar condicionado pode levar a uma explicação muito simples ou muito complicada. O mesmo se aplica à descrição dos tipos de condicionadores de ar. E porque os interiores vêm em uma variedade de formas e tamanhos, desde pequenas casas novas até lotes de 30.000 pés quadrados, os condicionadores de ar residenciais também vêm em uma variedade de estilos e configurações para combinar. Existem três tipos principais – condicionadores de ar de sistema split, condicionadores de ar compactos e condicionadores de ar sem dutos. Cada um tem seus próprios usos específicos, mas todos fazem essencialmente a mesma coisa – refresque-se em sua casa. Que tipo de sistema de refrigeração é melhor para você depende de sua localização geográfica, do tamanho e das limitações físicas de sua casa e da maneira como você a usa.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Condicionamento_de_ar