5 materiais de isolamento térmico mais comuns

5 materiais de isolamento térmico mais comuns

fevereiro 13, 2023 0 Por Jornalista Paulo Figueiredo

Existem muitos materiais de isolamento baratos e comuns disponíveis no mercado hoje. Muitos deles já existem há algum tempo. Cada um desses materiais de isolamento tem seus próprios altos e baixos. Como resultado, ao decidir qual material de isolamento você deve usar, você deve estar ciente de qual material funcionaria melhor em sua situação. 

1. Isolamento de fibra de vidro

Fibra de vidro é o isolamento mais comumente usado hoje. Devido à forma como é feita, tecendo fios finos de vidro em um material isolante, a fibra de vidro é capaz de minimizar a transferência de calor. A principal desvantagem da fibra de vidro é o risco de manuseio. Como a fibra de vidro consiste em silicone de malha fina, são produzidos pó de vidro e pequenos pedaços de vidro quebrado. Estes podem danificar os olhos, pulmões e até mesmo a pele se o equipamento de segurança correto não for usado. No entanto, se o equipamento de segurança adequado for usado, a instalação da fibra de vidro pode ser concluída sem incidentes.

A fibra de vidro é um excelente material isolante não combustível, com valores de R variando de R-2,9 a R-3,8 por polegada . Se você está procurando um isolamento barato, este é definitivamente o caminho a seguir, embora a instalação exija precauções de segurança. Certifique-se de usar proteção para os olhos, máscaras e luvas ao manusear este produto. Quer mais dicas para isolamento térmico? Entre em contato com https://refracont.com.br/

2. Lã Mineral

Na verdade, a lã mineral refere-se a vários tipos diferentes de isolamento. Primeiro, pode se referir à lã de vidro, que é uma fibra de vidro feita de vidro reciclado. Em segundo lugar, pode se referir à lã de rocha, um tipo de isolamento feito de basalto. Finalmente, pode ser lã de escória, que é feita a partir de escória de siderurgia. A maior parte da lã mineral nos Estados Unidos é, na verdade, lã de escória.

A lã mineral pode ser comprada em flocos ou a granel. A maioria das lãs minerais não possui aditivos para torná-las à prova de fogo, tornando-as inadequadas para uso em situações de calor extremo. No entanto, não é inflamável. Combinada com outros materiais de isolamento mais resistentes ao fogo, a lã mineral pode definitivamente ser uma forma eficaz de isolar grandes áreas. A lã mineral tem um valor R variando de R-2,8 a R-3,5.

3. Celulose

O isolamento de celulose é talvez uma das formas de isolamento mais ecológicas. A celulose é feita de papelão reciclado, papel e outros materiais similares e está em forma solta. A celulose tem um valor R entre R-3,1 e R-3,7. Alguns estudos recentes sobre a celulose mostraram que ela pode ser um excelente produto para minimizar os danos causados ​​pelo fogo. Devido à compacidade do material, a celulose quase não contém oxigênio em seu interior. Sem oxigênio no material, isso ajuda a minimizar os danos que um incêndio pode causar.

Portanto, a celulose não é apenas uma das formas de isolamento mais ecológicas, mas também uma das formas mais fortes de isolamento. disparar. No entanto, este material também apresenta algumas desvantagens, como as alergias que algumas pessoas podem ter ao pó de jornal. Além disso, em comparação com a fibra de vidro, por exemplo, é relativamente difícil encontrar profissionais que utilizem esse tipo de isolamento. No entanto, a celulose é um meio barato e eficaz de isolamento.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

4. Espuma de poliuretano

Embora as espumas de poliuretano não sejam o tipo mais comum de isolante, elas são uma excelente forma de isolamento. Atualmente, as espumas de poliuretano usam gás não clorofluorcarbono (CFC) como agente de expansão. Isso ajuda a reduzir o nível de dano à camada de ozônio. Eles são relativamente leves, pesando cerca de duas libras por pé cúbico (2 lb/ft^3). Eles têm um valor R de aproximadamente R-6,3 por polegada de espessura. Existem também espumas de baixa densidade que podem ser pulverizadas em áreas sem isolamento. Esses tipos de isolamento de poliuretano normalmente têm uma classificação de cerca de R-3,6 por polegada de espessura. Outra vantagem desse tipo de isolamento é que ele é resistente ao fogo.

5. Poliestireno

O poliestireno é uma espuma termoplástica impermeável que é um excelente isolante de som e temperatura. Existem dois tipos, expandidos (EPS) e extrudados (XEPS), também conhecidos como isopor. Os dois tipos diferem em classificações de desempenho e custo. O XEPS mais caro tem um valor R de R-5,5, enquanto o EPS é R-4. O isolamento de poliestireno tem uma superfície lisa única que nenhum outro tipo de isolamento tem.

A espuma é normalmente fabricada ou cortada em blocos, ideal para isolamento de paredes. A espuma é inflamável e deve ser revestida com um produto químico à prova de fogo chamado hexabromociclododecano (HBCD). O HBCD foi recentemente criticado por riscos ambientais e de saúde associados ao seu uso.

Outros materiais de isolamento comuns

Embora os itens listados acima sejam os materiais de isolamento mais comuns, eles não são os únicos usados. Recentemente, materiais como o aerogel (usado pela NASA para construir ladrilhos resistentes ao calor que podem suportar calor de até cerca de 2.000 graus Fahrenheit com pouca ou nenhuma transferência de calor) tornaram-se acessíveis e disponíveis. Um deles é o Pyrogel XT. O Pyrogel é um dos isolamentos industriais mais eficientes do mundo. Suas espessuras exigidas são 50% – 80% menores que outros materiais isolantes. Pyrogel, embora um pouco mais caro do que alguns dos outros materiais isolantes, está se tornando mais comum para certas aplicações. Outros materiais usados ​​podem incluir fibras cerâmicas, isolamento de folha de célula fechada flexível e vinil carregado a granel.

Amianto

Outros materiais isolantes não mencionados são fibras naturais como cânhamo, lã de ovelha, algodão e palha. Semelhante ao poliuretano, o poliisocianurato é um termofixo de célula fechada com alto valor , tornando-o uma escolha popular também como isolante. Alguns materiais nocivos que historicamente têm sido usados ​​como isolamento e agora são proibidos, indisponíveis ou usados ​​de forma incomum são vermiculita, perlita e uréia-formaldeído. Diz-se que esses materiais contêm formaldeído ou amianto, essencialmente removendo-os da lista de materiais de isolamento comumente usados.

Melhor material de isolamento térmico para tubos de vapor

O melhor material para isolamento de tubulação de vapor é o material que você pode remover para permitir a inspeção periódica. Embora a fibra de vidro tenha sido uma escolha popular no passado, ela não pode ser removida para inspeção, o que significa que não é mais o melhor material para linhas de vapor.

Lã Mineral vs. Fibra de Vidro

Lã mineral e fibra de vidro são dois tipos comuns de isolamento térmico. A lã mineral é feita de escória de aço e basalto, tornando-a mais ecológica do que outros tipos de isolamento. Um fabricante faz isso girando rocha derretida rapidamente enquanto sopra ar frio sobre ela. As características do isolamento de lã mineral incluem o seguinte:

  • É mais pesado e mais denso que a fibra de vidro, dando-lhe um valor R mais alto.
  • A lã mineral pode ser difícil de instalar e geralmente requer assistência profissional.
  • É mais resistente ao fogo, mofo, fungos e umidade do que alguns outros materiais.
  • A lã mineral costuma ser mais cara.
  • Muitas vezes é mais durável do que materiais como fibra de vidro.

A fibra de vidro é feita usando fibras de vidro finas de materiais como carbonato de sódio, bórax, areia de sílica e calcário. Confira as características da fibra de vidro:

  • Pode ser mais flexível, facilitando a acomodação de obstruções.
  • Muitas vezes é mais fácil de instalar com assistência profissional.
  • A fibra de vidro também é altamente resistente ao fogo.

Fibra de vidro e lã mineral têm vantagens e desvantagens, tornando crucial pesar todos os fatores.

Fibra de vidro vs. Celulose

A celulose é outro tipo de isolamento de tubos. É feito com jornais, papelão e revistas reciclados, não coça durante a instalação e vem em vários valores. A celulose funciona como isolante térmico e possui alta resistência a mofo e bolor. A celulose também tem a vantagem de ser retardante de fogo.

A fibra de vidro oferece maior proteção contra mofo e bolor em comparação com a celulose e tem um processo de instalação mais fácil. Dito isto, a celulose tem um valor mais profundo.

A celulose pode assentar após a instalação, o que pode fazer com que ela perca seu valor. Por outro lado, a fibra de vidro é conhecida por manter sua forma original e pode durar mais tempo.  Caso se interesse mais sobre fibra de vidro, acesse https://refracont.com.br/produtos/

Finalmente, a celulose é retardante de fogo como a fibra de vidro, mas pode apresentar outros riscos de segurança porque começa a se transformar em pó com o tempo. Como resultado, os produtos químicos usados ​​para fazer a celulose são liberados no ar e podem ser prejudiciais.

Isolamento de tubos tradicional vs. avançado

O isolamento tradicional da tubulação de vapor geralmente é feito de fibra de vidro. Você deve usá-lo com uma jaqueta de serviço completo, que é um papel reforçado laminado em uma camada de papel alumínio leve. Esses materiais convencionais oferecem alguns benefícios, como serem leves e de baixo custo. No entanto, o isolamento tradicional pode apresentar desafios como:

  • Maior risco de umidade: Como é necessário fazer um furo no isolamento de fibra de vidro, há um risco maior de entrada de água no sistema de tubulação, aumentando o risco de corrosão sob o isolamento (CUI).
  • Inspeções demoradas: conforme mencionado acima, você precisará cortar o isolamento de fibra de vidro para chegar ao tubo e realizar uma inspeção. Esse processo é mais demorado do que remover uma jaqueta de isolamento rapidamente.
  • Queda de desempenho: Além de cortar a fibra de vidro, o que já diminui seu desempenho, o material também pode assentar ou ficar compactado, diminuindo a espessura e alterando o desempenho.
  • Impactos ambientais negativos: A fibra de vidro não pode ser reutilizada ou reciclada, ao contrário de uma isolamento térmico que pode ser removida.

Quando dizemos “isolamento avançado de tubos”, estamos nos referindo a jaquetas térmicas removíveis. As isolamento térmico oferecem inúmeros benefícios que as tornam uma das melhores escolhas para isolamento de tubulações. As vantagens de usar nossos isolamento térmico incluem:

  • Custos de energia reduzidos: isolamento térmico reduzem o custo de energia, permitindo que se paguem em menos de um ano.
  • Manutenção e inspeção mais fáceis: você pode remover facilmente nossas jaquetas térmicas para realizar inspeção ou manutenção de rotina em seus tubos.
  • Menos desperdício: Ao contrário de outros materiais que você deve cortar e substituir quando faz inspeções, você pode simplesmente remover nossas jaquetas sempre que necessário. Coloque-os de volta para reduzir o desperdício geral.
  • Melhor segurança no local de trabalho: Jaquetas térmicas ajudam a melhorar a segurança no local de trabalho, evitando que os trabalhadores entrem em contato direto com tubos de alta temperatura.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

O que considerar ao escolher seu isolamento de tubulação

Ao escolher o isolamento do tubo, é crucial considerar todos os fatores. Tudo, desde os materiais e custos até onde você planeja usar o isolamento, desempenha um papel essencial no tipo de isolamento que você precisará para seus tubos. Fatores a serem considerados incluem:

  • Material: Conforme discutido acima, diferentes tipos de isolamento oferecem vantagens e desvantagens únicas. Considere quais funcionariam melhor para sua aplicação. As jaquetas de isolamento Thermaxx são úteis para muitas aplicações, tornando-as a melhor escolha de material.
  • Custo: O custo é outro fator a ser considerado. Alguns materiais para isolamento de tubulações têm custos iniciais mais altos, mas se pagam com o tempo. Outros são instalações de baixo custo, que podem ser úteis se você estiver com orçamento limitado. Encontrar o isolamento certo que seja o mais econômico para suas operações e orçamento é a solução ideal.
  • Espessura: A espessura do isolamento do tubo é outra coisa a considerar. Você está isolando tubos em ambientes internos ou externos? Eles serão expostos a temperaturas ou condições climáticas extremas? Você precisa de um isolamento de tubo que seja espesso o suficiente para a forma como pretende usá-lo.
  • Medição: Qual é o tamanho dos tubos que você precisa isolar? Essa medida terá um papel importante em quanto você precisa e influencia a espessura necessária, afetando os materiais que você pode usar e seus custos.

Resumo

Existem muitas formas de isolamento disponíveis, cada uma com seu próprio conjunto de propriedades. Somente pesquisando cada tipo minuciosamente você pode descobrir qual será o tipo certo para suas necessidades específicas. Como uma visão geral rápida:

  • O aerogel é mais caro, mas definitivamente é o melhor tipo de isolamento.
  • A fibra de vidro é barata, mas requer um manuseio cuidadoso.
  • A lã mineral é eficaz, mas não resistente ao fogo.
  • A celulose é resistente ao fogo, ecológica e eficaz, mas difícil de aplicar.
  • O poliuretano é um bom produto de isolamento, embora não seja particularmente ecológico.
  • O poliestireno é um material de isolamento diversificado, mas sua segurança é debatida.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Isolante_t%C3%A9rmico