Como desentupir pia: métodos caseiros infalíveis

Como desentupir pia: métodos caseiros infalíveis

agosto 25, 2021 0 Por eduardo

Quando seu entupimento atinge certo grau de força, os profissionais da área precisam desentupir a tubulação com máquinas específicas para cada caso, como os sistemas roto – rooter, gás pressurizado ou o hidrojatamento. É preciso de um estudo do local entupido para saber qual é o melhor equipamento a seu usado na ocasião. Além disso, muitas empresas de desentupimento também realizam serviços como limpeza de fossas sépticas, limpeza de esgoto, limpeza de caixa d’água e detecção de vazamentos para evitar esse tipo de problemas.

Fonte de reprodução: Getty imagens

A maioria delas tem serviço 24 horas, já que esses problemas não tem hora para acontecer e precisam ser resolvidos o quanto antes. Assim evitando muita sujeira e o desperdício de água.

Mas existem alguns procedimentos, simples, que ajudam a evitar que a pia fique entupida e precise dessas medidas extremas para voltar ao normal. Por ser um local central da casa, a cozinha acaba centralizando e sendo o ponto de encontro das pessoas e como consequência, a pia acaba virando peça fundamental, por ser o local de colocar a louça suja, descascar e preparar alimentos e outras tarefas que podem ser feitas ali.

Com bicarbonato e vinagre

Vinagre e bicarbonato são os queridinhos na hora da limpeza de casa, e também podem ser usados para desentupir a pia. Para isso, você vai precisar de:

  • 1 xícara de bicarbonato de sódio;
  • 1/2 copo de vinagre;
  • 4 xícaras de água quente;

Antes de iniciar o processo, é necessário esvaziar a pia. Coloque o bicarbonato de sódio em cima do ralo e, em seguida, despeje o vinagre. Os dois vão reagir e borbulhar. Quando esse processo terminar, despeje a água quente em cima. Agora é só aguardar cerca de 15 minutos e observar se o entupimento foi resolvido.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Desentupidor químico

Caso nenhum dos métodos anteriores tenham funcionado, existem no mercado desentupidores químicos eficientes. Mas, antes de utilizá-los, tenha certeza de fazer uso de equipamento de proteção, pois esses produtos são nocivos à saúde humana.

Siga corretamente as instruções da embalagem e espere o tempo indicado. Antes de usar a pia normalmente, deixe correr bastante água para lavar os resquícios do produto.

Com soda cáustica

A soda cáustica é um produto tóxico que desentope pias e tubulações facilmente. Porém, é altamente corrosiva e, se utilizada com frequência, pode danificar os canos. Por isso, esse método só é indicado apenas para entupimentos mais críticos.

Coloque 1 xícara do produto no ralo da pia e, em seguida, despeje uma chaleira de água quente por cima. Deixe descansar a noite toda. Depois deixe correr bastante água no ralo para garantir que não ficou nenhum restinho do produto. Lembre-se de sempre usar equipamentos de proteção (luva, óculos e botas) e seguir corretamente as instruções do fabricante.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Com produtos com enzimas

Se você não quer correr o risco de usar produtos tóxicos na sua cozinha, não se preocupe! Existem produtos que utilizam bactérias e enzimas em sua composição, que fazem o trabalho de quebrar a matéria orgânica da pia e canos.

Antes de usar, leia atentamente as instruções de uso e lembre-se de usar equipamento de segurança, como luvas, máscara e óculos de proteção. Aplique o produto na pia e deixe agir o tempo indicado na embalagem. Depois despeje água quente em cima.

Acessando o site https://24hdesentupidora.com.br/ você encontrara dicas essenciais para aprender a desentupir a sua pia da cozinha.

Fonte: https://www.r7.com