Saiba como limpar caixa d’água de forma simples e eficaz

Fonte de reprodução: Getty imagens

Você sabia que mesmo com um bom abastecimento de água, todos os moradores têm que aprender a limpar a caixa d’água? De vez em quando, esse tipo de recipiente pode acumular detritos que exigem uma limpeza completa e é capaz de remover a sujeira e evitar o entupimento dos canos. Com esta prática será possível manter o local sempre desinfetado e, inclusive, protegendo a saúde de toda sua família. Ainda assim, poucas pessoas sabem como sujar as mãos.

Mas vamos te dizer uma coisa: saber como limpar um tanque de água é menos complicado do que parece e qualquer pessoa pode fazer isso por conta própria. Tudo que você precisa são as ferramentas certas e, o mais importante, muita disposição e atenção. E se você não tem ideia por onde começar, não se preocupe! Pensando nisso, no post de hoje reunimos algumas dicas de como limpar melhor e facilmente uma caixa d’água. Basta seguir a leitura e ficar por dentro!

Fonte de reprodução: Getty imagens

Por que é tão importante limpar a caixa d’água?

Em casa, usamos a água para vários fins – seja beber, lavar comida, tomar banho ou até mesmo limpar o meio ambiente. E para que possamos utilizar essa água, ela tem que ser armazenada limpa e adequadamente em uma caixa d’água bem estruturada. Se seguir os passos corretos, estará realizando uma limpeza adequada para utilizar de forma saudável a água que chega em sua casa. Se não o fizermos, corremos o risco de nos deixar com um material contaminado que, por sua vez, pode afetar toda a família e causar várias doenças graves como a cólera e a leptospirose. Em outras palavras, um perigo real!

Para evitar esse cenário, alguns moradores têm o hábito de limpar o local anualmente. Embora não pareça, essa prática não é a mais recomendada e pode ser ineficaz em manter as pessoas longe de qualquer problema de saúde. Além disso, nem todo mundo sabe realmente como limpar um tanque de água com eficácia. O ideal é que o tanque de água seja desinfetado completa e adequadamente pelo menos duas vezes por ano. correto. Além disso, é extremamente importante que sua estrutura esteja sempre fechada para evitar que os mosquitos e outros patógenos responsáveis ​​pela transmissão de doenças se multipliquem.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Como limpar caixa d’água da forma correta?

Depois de perceber a importância de manter o local higienizado, é hora de aprender a limpar a caixa d’água e manter a saúde de toda a família. A boa notícia é que, embora essa tarefa exija atenção, é fácil e acessível. Basta seguir nosso passo a passo:

  • Passo 1: Comece o processo fechando o registro de entrada de água. Essa etapa é essencial para evitar desperdícios e ajudar na limpeza.
  • Passo 2: Comece a esvaziar o reservatório. Para não deixar a família sem água durante o seu trabalho, considere reservar um pouco do líquido em baldes, garrafas e demais recipientes.
  • Passo 3: Não esvazie completamente a caixa d’água. Em vez disso, deixe, pelo menos, um palmo acumulado no reservatório. Quando atingir esse nível de água, feche completamente o registro de saída para que nenhum produto químico chegue nos canos da residência.
  • Passo 4: Agora você já pode iniciar a limpeza. O ideal é começar pelo fundo do local e, depois, higienizar as paredes. Esse processo pode ser feito com a ajuda de esponjas, panos limpos ou escovas.
  • Passo 5: Em hipótese alguma utilize produtos químicos durante a sua faxina — sabões e detergentes, por exemplo, devem ser deixados de lado. Toda a limpeza será realizada com o uso dos panos, esponjas ou escovas específicas para essa finalidade.
  • Passo 6: Feito isto, você já pode enxaguar o local e, com a ajuda dos panos limpos, remover toda a água que ficou acumulada na caixa. Lembre-se ainda, de jamais jogar o líquido sujo diretamente no encanamento da casa.
Fonte de reprodução: Getty imagens

Quais cuidados tomar para evitar problemas?

Outro ponto importante é saber quais cuidados são necessários nessa tarefa. Caso contrário, existe o risco de contaminar o recipiente, mesmo que decida desinfectá-lo.

O primeiro passo é evitar o armazenamento de produtos químicos ou sujos perto do local, pois eles entrarão em contato com a lata de líquido e danificarão sua rede de abastecimento.

O mesmo se aplica ao abastecimento de alimentos. Quando mantidos perto do tanque de água, eles são grandes atrativos para ratos, baratas e outros animais causadores de doenças. Ao final da limpeza, certifique-se de que a estrutura esteja devidamente coberta para evitar a entrada de sujeira ou insetos.

Tenha cuidado para não colocar itens pesados ​​em cima da tampa – esta configuração pode rachar ou mesmo quebrar. Com a cobertura e os cuidados necessários, será possível manter a água da casa e garantir sua qualidade em todos os momentos.

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *