Sinais de entupimento da linha de esgoto

Sinais de entupimento da linha de esgoto

junho 23, 2021 0 Por eduardo

As águas residuais são um perigo para a saúde que deve ser tratado por um profissional. A linha de esgoto pode ficar entupida se um odor desagradável vier da pia, vaso sanitário, banheira ou chuveiro. Esse odor fétido é o esgoto que drena mal devido a entupimentos.

Os bloqueios podem fazer com que os esgotos domésticos parem de funcionar, uma vez que estão ligados à fossa séptica ou ao sistema de esgoto municipal. Os níveis de água no vaso sanitário flutuam quando os ralos não funcionam corretamente ou o vaso sanitário não dá descarga . Os ralos conectados podem gorgolejar assim que você der a descarga.

  • Obstruções frequentes – se você notar que vasos sanitários, pias de cozinha e banheiros e banheiras ou chuveiros em sua casa frequentemente não drenam sem o uso de um êmbolo ou limpador de ralos químico, pode haver um entupimento da linha de esgoto principal. Não ignore este problema  especialmente se você tiver que usar um êmbolo ou limpador de ralos químico toda vez que você der a descarga ou usar a pia.
  • Drenos lentos – um sinal claro de bloqueio de esgoto é quando você percebe que vários de seus drenos diminuíram ao mesmo tempo. Se você suspeitar de um entupimento do dreno, verifique todas as suas luminárias baixas. Isso inclui o toalete, a banheira e o banheiro. Se a maioria deles for lenta ou não estiver drenando, então você tem um problema.
  • Maus odores –  quando o dreno e as linhas principais de esgoto estão bloqueados, a água residual volta para as pias, vasos sanitários e banheiras. Embora você possa não ver a água imediatamente após o início do bloqueio, você notará um cheiro ruim. Isso é um sinal de que a água suja está vazando de volta para os canos de drenagem ou não está drenando.
  • Múltiplas luminárias envolvidas – dar descarga apenas para que a banheira seja preenchida com água, ou ligar a máquina de lavar e transbordar provavelmente significa que você tem um entupimento em algum lugar.
  • Ruídos incomuns – seu banheiro faz um som gorgolejante após cada descarga? Ao abrir a torneira da pia ou depois de desligar o chuveiro, você ouve ruídos ou ruídos estranhos vindos das paredes ou do chão? Nesse caso, pode haver um entupimento em uma das tubulações de esgoto.
  • Subindo e descendo o nível da água no vaso sanitário –  Você provavelmente terá um problema com as linhas principais de drenagem do esgoto se a água do vaso sanitário subir e descer sem motivo. Verifique se o nível da água é afetado pelo esvaziamento da banheira ou da pia da cozinha. Se isso estiver acontecendo, você precisa ter suas linhas de esgoto inspecionadas.
  • Água fluindo da limpeza –  A limpeza é o cano vertical que os encanadores usam para desbloquear as linhas de esgoto. Se você notar que a água está fluindo para fora, você tem um entupimento de esgoto. Além de não ser higiênica, a água pode fazer seu quintal cheirar mal.
  • Problemas Externos  Inspecione o exterior de sua casa em busca de poças de água (especialmente se não chove há algum tempo), odores ruins, manchas amarelas e marrons em seu gramado ou raízes de árvores expostas que parecem muito próximas de sua casa. Esses problemas normalmente indicam um entupimento da linha de esgoto principal.
Fonte de reprodução: Getty imagens

Existem vários motivos pelos quais as linhas de esgoto ficam bloqueadas. Desobstruí-los você mesmo pode piorar o problema, por isso é sempre aconselhável falar com um empreiteiro de encanamento profissional. Ele pode inspecionar o sistema, limpar e dizer o que causou o entupimento. Aqui estão algumas possíveis causas de um entupimento de esgoto.

  • Danos Graves no Tubo –  Quando o tubo de esgoto está quebrado ou danificado, a linha de esgoto não drena corretamente. Os canos de esgoto podem romper quando há aumento do tráfego acima do solo ou o uso de equipamentos de construção pesados. Lembre-se de que, quando os tubos de metal quebram devido à corrosão, eles não drenam corretamente.
  • Linhas de esgoto caídas –  mudanças no solo podem fazer com que a linha de esgoto afunde. Quando isso acontece, a seção que afundou coleta papel e resíduos resultando em um bloqueio.
  • Infiltração de raiz –  se você tiver um dreno de esgoto principal mais antigo e linhas feitas de materiais porosos como argila, raízes de árvores e arbustos, prenda-os. À medida que crescem e as raízes ficam maiores, eles podem quebrar o cano de esgoto e causar um entupimento.
  • Jogando os detritos no vaso sanitário –  Há várias coisas que você não pode jogar na privada. Quando você joga lenços faciais, cascas de ovo, borra de café, absorventes higiênicos e absorventes internos no vaso sanitário, isso entope a linha de esgoto.

Maneiras de prevenir futuros entupimentos da linha de esgoto

Evite obstruções futuras mantendo as linhas de esgoto limpas . Evite dar descarga em produtos de higiene feminina, panos de limpeza facial, toalhas de papel grosso ou papel higiênico e outros itens não destinados à descarga no vaso sanitário.

Considere remover as árvores mais velhas nas proximidades de sua casa ou sistema séptico para evitar que as raízes das árvores danifiquem as linhas de esgoto. As raízes das árvores também podem causar obstruções na linha de esgoto principal, infiltrando-se nas linhas de esgoto e bloqueando o fluxo de água para a fossa séptica. As raízes das árvores podem causar o acúmulo de papel higiênico e resíduos sólidos e causar obstruções.

  • Use limpadores enzimáticos mensalmente  – para evitar que as linhas de esgoto bloqueiem, limpe-os uma vez por mês com um limpador enzimático. Eles não contêm produtos químicos agressivos e são seguros para você e sua família. Com isso anotado, certifique-se de que suas linhas de esgoto sejam inspecionadas por um encanador profissional regularmente.
  • Manter plantas das  linhas de esgoto  – raízes das plantas pode afetar sua linha de esgoto, por isso não plantar árvores, flores ou arbustos. Essas plantas dificultam a manutenção e também podem danificar as tubulações.
  • Use a lixeira –  A única coisa que deve ser despejada no vaso sanitário é dejetos humanos e água. Produtos de higiene, como absorventes e absorventes internos, podem entupir gravemente a linha de esgoto.
  • Substitua os canos de barro antigos –  Se você mora em uma casa antiga com canos de esgoto de chumbo ou argila, considere substituí-los. Isso o protegerá de um entupimento de drenagem de esgoto O encanador certo pode substituir rapidamente seus canos de esgoto e garantir que seu sistema esteja funcionando.
Fonte de reprodução: Getty imagens

Maneiras de desentupir uma linha de esgoto

Com a linha de esgoto principal entupida, a água começará a se acumular ao redor de seus pés no chuveiro. Se a linha de esgoto principal estiver quebrada, será caro resolver, pois você terá que envolver um encanador profissional.

Um encanador profissional tem acesso a algumas ferramentas que podem remover entupimentos de esgoto com segurança, sem danificar o dreno de esgoto principal e a linha de esgoto. Mini câmeras de inspeção de linha de esgoto ajudam o encanador a diagnosticar o problema, enquanto brocas (serpentinas de drenagem), jatos de água de alta potência e limpadores de ralos de força profissional ajudam os encanadores a quebrar ou dissolver o entupimento.

E embora você possa dissolver pequenos entupimentos usando produtos de limpeza de drenagem químicos comprados em lojas, você descobrirá que os grandes entupimentos requerem a atenção de um encanador profissional que pode inspecionar todos os canos de esgoto para coletar todos os entupimentos (sim, pode haver mais do que um!).

Geralmente, existem três métodos para desobstruir uma linha de esgoto bloqueada. Você pode usar o método de limpeza de dreno mecânico, o método de limpeza de dreno hidráulico ou o método de limpeza de dreno químico. O objetivo da limpeza de uma linha de esgoto é remover detritos não biodegradáveis, acúmulo de lodo ou graxa de uma tubulação de esgoto. A limpeza é necessária quando você tem um cano de esgoto entupido e durante a manutenção. Para obter ajuda com os serviços de limpeza de ralos , ligue para nós.

  • Os métodos de limpeza de esgoto hidráulico  envolvem o uso de água pressurizada para quebrar e remover as obstruções. Encanadores usam bicos especializados para diferentes tipos de tamancos.
  • Os métodos de limpeza mecânica de esgoto envolvem rodding, máquinas de balde e o uso de cápsulas chamadas pigs. Estes raspam ou empurram os detritos para limpar o entupimento do esgoto. As máquinas de balde são excelentes para obstruções severas em grandes canos de esgoto.
  • Os métodos de limpeza química de esgoto  envolvem o uso de produtos químicos para remover um bloqueio nos canos. Eles são, entretanto, usados ​​com cautela, pois os produtos químicos podem danificar plantas, animais e os solos circundantes. Produtos biológicos que contêm enzimas e microorganismos também podem ser usados ​​para limpar alguns sistemas de esgoto.

Você também pode desbloquear sua linha principal com uma variedade de métodos convencionais. Aqui estão dez maneiras simples, mas eficazes de desobstruir sua linha de esgoto principal.

1. O gancho de arame torto

Endireite um cabide de arame convencional da melhor maneira possível e crie um gancho em uma das pontas. Empurre essa extremidade na tampa do dreno e comece a puxar todos os itens que podem estar causando o bloqueio.

Tenha cuidado e evite empurrar o lamaçal ainda mais pelo ralo. Depois de retirar tudo, use água quente para limpar a linha de esgoto entupida.

2. Vinagre e bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um ótimo agente de limpeza, pois é um álcali suave que pode dissolver a sujeira e a gordura facilmente. O vinagre desodoriza a linha de drenagem neutralizando as moléculas de odor ácido. Misture 1/3 de uma xícara de vinagre com 1/3 de uma xícara de bicarbonato de sódio e despeje a mistura efervescente no ralo de esgoto entupido imediatamente.

Se você não sabe como desobstruir a linha de esgoto principal, aproveite o vinagre para eliminar a sujeira, a gordura e os pelos do cano. Lave o tubo com água quente após uma hora.

Fonte de reprodução: Getty imagens

3. O vácuo úmido e seco

Um aspirador úmido e seco é uma ótima ferramenta quando se trata de desbloquear uma linha de esgoto entupida. Depois de cobrir a ventilação para evitar bagunça, você precisa criar uma vedação hermética sobre a linha de drenagem.

Depois de ajustar as configurações de vácuo para Líquidos, ele terá energia suficiente para puxar o conteúdo do tubo para o saco. Se não funcionar, tente desobstruí-lo primeiro com um cabide.

4. Água fervente

Use uma chaleira elétrica para ferver o máximo de água possível. Despeje a água no ralo de forma intermitente e deixe-a percolar lentamente. A água quente vai se livrar da gordura e da sujeira que se prendem a outros detritos para causar bloqueios.

5. Soda Cáustica

Como a soda cáustica pode causar queimaduras químicas graves, comece protegendo-se com luvas de borracha e óculos de proteção. Adicione 3 xícaras de soda cáustica a 15 litros de água em um esfregão ou balde.

A mistura começará a ferver assim que você mexer bem. Despeje nas linhas de drenagem e deixe agir por 30 minutos. Limpe o ralo lavando-o com água fervente.

 Fonte: https://www.r7.com