Quem pode fazer o curso de instalador energia solar?

Fonte de reprodução: Getty imagens

Para ser claro: qualquer pessoa pode fazer o curso de instalador solar e começar como instalador fotovoltaico. O que ajuda é um pouco de conhecimento, por isso há tantos eletricistas especializados em sistemas solares. Mas se você gosta de montagem, elétrica e realmente quer fazer parte desse time especializado em energia solar, é só procurar um diploma universitário. Afinal, a instalação solar possui recursos próprios.

É a chance de mudar de emprego, converter a renda mensal, conseguir um novo emprego, ou mesmo para quem busca se aprimorar como eletricista-encanador. E lembre-se, com o mercado em crescimento e milhares de empreendedores investindo em energia solar, a demanda por instaladores certificados de energia solar aumenta. Portanto, lembre-se de que seu retorno do investimento é garantido e sua experiência em instalação de energia solar é garantida e valorizada.

Um curso de instalador de energia solar prepara você através de cursos teóricos e práticos e confere um certificado para instalação em residências, empresas, edifícios, condomínios e até mesmo áreas rurais. Este profissional é um dos mais procurados do setor devido à grande procura no Brasil. Aprenda como se tornar um instalador solar.

Fonte de reprodução: Getty imagens

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) divulgou diversas vezes em seu site o surpreendente crescimento do setor de energia solar no país. De acordo com seus dados mais recentes, a fotovoltaica criou mais de 219.000 empregos em todo o Brasil desde 2012. Nos próximos anos esse número pode chegar a 900.000 empregos! Mas sabe o que ainda está faltando? Profissionais especializados com cursos de instalação de energia solar. Esta é atualmente a maior oportunidade do mercado brasileiro para quem deseja mudar de carreira. E com ganhos que podem chegar até 5.000 reais por Instalação. Agora é a hora de aproveitar os benefícios. É por isso que preparamos este guia com todos os detalhes sobre como escolher o melhor curso de instalador solar e começar na indústria.

Fonte de reprodução: Getty imagens

O Que Faz um Instalador Fotovoltaico?

O instalador do sistema é responsável por toda a parte física do projeto fotovoltaico e transporta a obra do projetista para a futura residência ou empresa de geração de energia, sempre aderindo às normas (NR10 e NR35) que garantem a sua segurança e a de sua equipe. O primeiro passo da instalação é a montagem da estrutura de suporte que irá abrigar o conjunto de painéis solares.

Este deve ser devidamente nivelado e fixado na cobertura da instalação, observando a natureza da mesma e os cuidados a serem tomados. Em seguida, é necessário alinhar e fixar as placas.

Após esta etapa, o profissional fará a instalação da parte elétrica do sistema e fará todo o encaminhamento da fiação do sistema; Ligações DC (corrente contínua) e AC (corrente alternada) e dispositivos de protecção, bem como a divisão do sistema fotovoltaico para a string box e inversor interactivo e destes para a ligação à rede. A última etapa da instalação inclui a programação do inversor, bem como o Comissionamento e identificação do sistema.

Fonte de reprodução: Getty imagens

Ferramentas utilizadas

Sem ferramentas, não há profissional e um bom instalador deve ter tudo o que é necessário e na quantidade certa para qualquer instalação. Podemos dividir estas ferramentas em dois grupos dedicados às partes da implementação do arranjo fotovoltaico e conexão da energia elétrica dos demais componentes.

Além das ferramentas básicas (chave de fenda, alicate, fita métrica, lâmina, chave inglesa, martelo, etc.), o instalador fotovoltaico utiliza todos os PSA’s e EPC’s (Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva), constituídos por capacetes, botas, luvas, óculos de segurança, cintos de segurança, cordas e outros acessórios.

Para a implementação do sistema fotovoltaico nas coberturas, as ferramentas mais importantes são as principais: um andaime ou uma escada, broca e chave de fenda, bem como um arco ou serra circular.

Fonte: https://www.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *