Cursos online ou presenciais: o que é certo para você?

Fonte de reprodução: Getty imagens

Você decidiu que quer ir para a pós-graduação. Você está pronto fisicamente, mentalmente e financeiramente. Mas quando você começa a comparar programas de pós-graduação , percebe que alguns são oferecidos online, alguns são oferecidos no campus e alguns até oferecem uma combinação dos dois.

Ao escolher um programa de pós-graduação , há vários fatores a serem considerados que podem ajudá-lo a decidir se um formato online ou presencial é o mais adequado para você.

Aqui estão alguns dos assuntos mais importantes a serem examinados ao tomar sua decisão.

O que considerar ao decidir entre cursos online e presenciais

Fonte de reprodução: Getty imagens

1) Sua proximidade com o campus

Se você mora ou trabalha perto de um campus universitário e sua programação oferece flexibilidade, pode ser viável para você viajar os dois quarteirões ou mesmo duas horas de que precisa para fazer um curso no campus. Alguns alunos preferem ter uma interação cara a cara e, para eles, o tempo de viagem necessário para chegar ao campus é um investimento que vale a pena.  

Às vezes, esse fator sozinho pode determinar o formato do curso que você deve fazer. Por exemplo, se você mora na França, mas deseja ter aulas em uma universidade localizada em Boston por causa do currículo de alta qualidade e da reputação da área por sua educação de prestígio. Além de voar para a frente e para trás em todo o país todas as semanas, você deve procurar os programas da universidade que pode concluir online.

2) Seu estilo de vida

Para alguns profissionais, mesmo que estejam perto do campus, sua vida doméstica ou profissional não permite a flexibilidade de dedicar várias horas por semana para ir para a aula, sentar e voltar para casa.

Talvez você seja o tipo de pessoa cuja vida profissional o mantém viajando e se deslocando e, mesmo morando em uma determinada cidade, não é onde você passa a maior parte do tempo. Embora você more perto da faculdade de sua escolha agora, talvez queira se mudar para o outro lado do país em seis meses e não queira ficar preso a um determinado lugar para poder terminar seu diploma. Talvez sua família tenha acabado de receber um novo filho, e é demais para você encontrar uma creche que funcione para sua agenda. Ou talvez você tenha tempo e energia para ir às aulas todas as semanas e prefira a rotina.

O ponto principal é: você deve refletir criticamente sobre sua vida e situação de trabalho atuais e tomar a melhor decisão para você.

Fonte de reprodução: Getty imagens

3) Suas habilidades atuais e metas futuras 

Digamos que o inglês não seja sua primeira língua. Alguns alunos podem preferir assistir às aulas em um ambiente físico para praticar suas habilidades no idioma. Outros podem se sentir mais confortáveis ​​participando de um fórum de discussão on-line, onde têm tempo suficiente para pensar em suas respostas.

Ou talvez você lide com equipes virtuais no trabalho diariamente e esteja acostumado e confortável em interagir com outras pessoas online. Você também gostaria de fazer seu curso online ou prefere ter alguma interação cara a cara durante as aulas no campus?

Você fica nervoso por ter que se levantar na frente de uma classe e fazer uma apresentação? É uma área em que você gostaria de se esforçar para melhorar? Ou você prefere concluir e enviar seus trabalhos do curso virtualmente depois de ter a oportunidade de gravar algumas sessões práticas? Esses são apenas alguns cenários que podem ajudar a moldar sua decisão.

Fonte de reprodução: Getty imagens

4) Sua comunidade

Pergunte a si mesmo: que tipos de conexões você pretende fazer por meio de seu programa? Talvez você esteja procurando conhecer outras pessoas que moram e trabalham nas proximidades para melhorar sua rede de profissionais em sua cidade. Talvez você tenha acabado de se mudar para um lugar totalmente novo e esteja procurando fazer novos amigos.

Ou se você está procurando fazer conexões com colegas de classe e professores que moram em todo o país, pode ser um benefício de rede adicional fazer seus cursos online para conhecer pessoas novas e diferentes de todo o mundo. Como todos estão se conectando remotamente, não há limite para onde seus colegas de classe podem morar.

Bônus: Tipos de cursos online

Existem muitos tipos de programas que possuem componentes online. Por exemplo, os programas híbridos oferecem aulas tanto online quanto presenciais, enquanto outros cursos são oferecidos 100% online. Para complicar a decisão on-line versus on-campus para os alunos em potencial, há o fato de que, mesmo quando um programa é oferecido totalmente on-line, ainda há duas opções de formato a serem consideradas, cada uma com seus prós e contras. 

Fonte: https://www.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *