Letreiro
Ex-jornalista de O Globo e diretor da ABI diz sentir vergonha de entrevista com Haddad no JN
mais brasil comunicações > Aviação
Voltar Enviar noticias imprimir
[08/09/2018] Nova York; Drones autônomos podem manter pássaros longe de aeroportos

Por Camila Pessoa  -  Tecmundo.com

Foto: Divulgação

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA) desenvolveram um algoritmo que evita a entrada de pássaros em um espaço aéreo, como o de um aeroporto. O controle seria implementado por meio de um drone autônomo, com o propósito de oferecer um monitoramento mais barato e eficaz que o modelo atual – feito com falcões treinados para espantar os bandos ou por drones pilotados.

Os problemas das ferramentas de monitoramento atuais são maiores que o custo delas: elas podem piorar o problema. De acordo com o professor Soon-Jo Chung, líder da pesquisa, é necessário muito cuidado ao posicionar o dispositivo para espantar as aves. “Se ficar muito longe, o bando não vai se mover. Se chegar perto demais, você arrisca que ele se espalhe e fique totalmente incontrolável”, diz. 

 

O algoritmo projetado pela equipe da Caltech foi desenvolvido após estudos sobre como grupos de animais se movem. A partir disso, os pesquisadores chegaram ao seu próprio modelo, descrevendo como os pássaros se movimentam ao responder a ameaças. Em seguida, derivaram uma rota de voo a ser seguida por um drone para que as aves mudassem para a direção desejada sem entrar em pânico e se espalharem desordenadamente. 

Uma vez que o software foi instalado nos drones, eles foram colocados em diversos locais, com instruções para impedir os pássaros de entrar em uma área determinada. Os resultados do experimento foram positivos. Um único drone pode manter um bando de dezenas de pássaros fora do espaço aéreo delimitado. A eficácia do algoritmo ainda é afetada pela quantidade e pelo tamanho de aves, mas o professor Chung afirma que o próximo passo é expandir o projeto para possibilitar a atuação simultânea de vários drones junto a múltiplos bandos. 

 

Instituto de Tecnologia da Califórnia 

Fotos da notcia


Clique sobre a foto para ampliar
Notcias relacionada