Letreiro
Lado obscuro da PGR contra Lula: Advogados Se Dizem Perplexos Com Revelação De Ligação De Dodge Para Diretor-Geral Da PF
mais brasil comunicações > Música
Voltar Enviar noticias imprimir
[18/07/2018] Porto Alegre; Homenagem ao Jazz encerra segunda edição com 13 shows e 45 oficinas realizadas

Adriana Martorano Comunicação

Foto: Divulgação

Espetáculos receberam cerca de oito mil pessoas e oficinas musicais contemplaram 1.400 crianças e jovens. As atividades foram oferecidas gratuitamente ao público

A 2ª edição do projeto Homenagem ao Jazz - realizado em Porto Alegre/RS, entre os meses de abril e julho deste ano - encerrou com grande alcance de público e ampliação de atividades. O projeto contemplou espetáculos de jazz e chorinho, shows em bares e oficinas musicais, sempre com entrada franca

As 45 oficinas musicais realizadas em ONGs e escolas da Rede Municipal de Ensino contemplaram um público 1.400 crianças e jovens entre oito e 15 anos e incentivaram a formação de público para o jazz. "A educação está no DNA do Homenagem ao Jazz, desde que foi criado como parte do POA JAZZ Festival, em 2015. Acreditamos que é nosso papel investir na educação e levarmos o Jazz ao maior número possível de crianças e adolescentes, especialmente os mais carentes", explica Carlos Badia, curador do projeto. Difundir o conhecimento, formar público e incentivar novos artistas é tão importante que almejamos, em um futuro próximo, criar uma Escola de Jazz e Música Instrumental. Temos trabalhado para viabilizar este objetivo", revela Badia.

Cerca de oito mil pessoas participaram dos shows, que tiveram início no dia 22 de abril com um tributo a João Bosco, com espetáculo ao ar livre com a big band The Brothers Orchestra, no Parcão. O músico participou da homenagem, revisitando clássicos de sua carreira. O evento também apresentações de grupos de jazz do RS: Kiai GrupoCamila ToledoCaio Maurente Trio e Rodrigo Nassif Trio.

Palco Choro Plauto Cruz - criado para homenagear o flautista portoalegrense, falecido recentemente - recebeu, nos dias 27 e 28 de abril, na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana, shows do grupo Choro Novo (Oficina de Choro Santander Cultural), Nani MedeirosMathias 7 Cordas e Terra Brasilis.

Entre abril e maio, três bares da Capital que tradicionalmente apoiam o Jazz - London PubGravador Pub e Espaço Cultural 512 - receberam shows de Kiai GrupoCaio Maurente Trio e Rodrigo Nassif Trio, encerrando as apresentações com o Especial Billie Holiday da cantora Camila Toledo. "É uma constante do projeto lotar os bares por onde passa e, nesta edição, não foi diferente: os shows nas tradicionais casas noturnas que valorizam o Jazz, foram um sucesso de público", afirma Badia. Além dessas atividades, a Poa Jazz Band - banda itinerante do Poa Jazz Festival - levou música para as ruas e locais públicos de Porto Alegre. Foram 15 saídas-surpresa, em que a já conhecida e animada banda interagiu com as pessoas e divulgou a programação do projeto.

O projeto Homenagem ao Jazz tem o Patrocínio Master da Souza Cruz, com financiamento pelo Pró-Cultura RS/Governo do Estado do Rio Grande do SulApoio: Instituto Estadual de Música, Agibank e Poa Jazz Festival. Realização: Branco Produções, Fly Áudio e Experimentais | CriaCultura.

Sobre o projeto

Inicialmente fazendo parte do POA JAZZ FESTIVAL, o projeto Homenagem ao Jazz nasceu como um tributo a músicos brasileiros que influenciaram o Jazz e a música instrumental pelo mundo todo. Em 2015 e 2016, João Donato e Milton Nascimento receberam homenagens, com concertos ao ar livre na Capital gaúcha. A partir de 2017, o projeto ganhou vida própria, tendo como homenageado o músico Hermeto Pascoal.

 

Ficha Técnica

Coordenação Executiva: Carlos Badia, Rafael Rhoden e Carlos Branco

Curadoria: Carlos Badia

Realização: Experimentais-CriaCultura, FlyAudio e Branco Produções

Produtores Executivos: Bruno Melo e Mateus Staniscuaski

Coordenador de Produção: Carlos Branco, Rafael Rhoden e Carlos Badia

Equipe de Produção: Bruno Melo, Mateus Staniscuaski, Carlos Badia, Carlos Branco, Rafael Rhoden, Eduardo Elias, Luiz Selmar, Vítor Badia, Daniela Ramirez.

Assessoria e Coordenação de Projeto: Daniela Ramirez

Assessoria de Imprensa: Adriana Martorano e Juliana Prato

Redes Sociais: Agência Oficial

Jornalista/Produção de Conteúdo: Roger Lerina

Arte: Giovane Silva (Giovane Design)

Direção de Palco: Elias Preto

Roadies: Marcelo Campos

Técnico de Som: Tiago Becker

Sonorização: MS Produções

Patrocínio Master: Souza Cruz

Apoio: Poa Jazz Festival | Agibank | Instituto Estadual de Música | Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do RS | Casa de Cultura Mario Quintana

 

Fotos da notcia

Clique sobre a foto para ampliar
Notcias relacionada