Letreiro
O Brasil foi varrido por uma tsunami formada nas profundezas do que há de pior em nós.
mais brasil comunicações > Música
Voltar Enviar noticias imprimir
[23/04/2018] Porto Alegre; Espetáculos de Choro homenageiam Plauto Cruz na CCMQ

Adriana Martorano  Comunicação

Foto: Divulgação

Projeto Homenagem ao Jazz faz tributo ao flautista porto-alegrense com shows gratuitos na Travessa dos Cataventos, na sexta e no sábado. Entre as atrações estão Choro NovoNani MedeirosMathias 7 Cordas e Terra Brasilis

Em sua segunda edição, o projeto Homenagem ao Jazz contempla uma série de atividades - todas com entrada franca -, como shows em pubs de Porto Alegre e apresentações de Chorinho no Palco Choro Plauto Cruz - criado para homenagear o flautista portoalegrense, falecido recentemente. Os espetáculos acontecem na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana, nos dias 27 e 28 de abril (sexta e sábado), a partir das 17h, com os grupos Choro Novo (Oficina de Choro Santander Cultural), Nani MedeirosMathias 7 Cordas e Terra Brasilis.

Um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul, Plauto Cruz recebe esta homenagem pela importância de sua obra e sua excelência como músico. "O jazz é uma música que inclui diversas manifestações musicais, que se amalgama com outros estilos e se estrutura nessa liberdade de criação. Em comum com o Choro, tem o improviso, onde Plauto era mestre. Assim, é com absoluta naturalidade que incluímos o Choro no Homenagem ao Jazz, e Plauto Cruz - com sua mágica flauta e seu carisma musical contagiante - é o nome perfeito para esta comunhão entre os gêneros", afirma Carlos Badia, curador do projeto.

Na sexta-feira, as apresentações começam com o grupo Choro Novo, formado por integrantes da Oficina de Choro do Santander Cultural e tem como solistas os músicos Marcelo Camargo (clarinete e sax barítono), José Jeferson (sax soprano) e Adilson (flauta). No acompanhamento estão Mathias Pinto (violão 7 cordas), Alexandre Susin (cavaquinho) e Guilherme Sanches (pandeiro). O repertório é composto por clássicos do Choro, como Sonoroso (K-Ximbinho) , Migalhas de Amor (Jacob do Bandolim) e Enigmático (Altamiro Carrilho).A cantora Nani Medeiros encerra a noite com um repertório de choros especiais, compostos por Paulo César Pinheiro e Pixinguinha, além de autores atuais, como João Camarero. No show, Nani estará acompanhada de Junior Pita (violão), Mathias Pinto (violão 7 cordas), Guilherme Sanches (pandeiro), Alexandre Susin (cavaquinho) e Lucian Krolow (flauta).

No sábado, quem sobe ao palco é Mathias 7 Cordas (Mathias Pinto), apresentando o seu álbum de estreia, Falso Folião. Mathias reúne músicos da nova geração brasileira, com arranjos do bandolinista Luis Barcelos e do violonista Rafael Mallmith, em composições inéditas que se dividem entre choros e valsas. Falso Folião propõe uma reflexão sobre os sentimentos de felicidade e tristeza. A noite se encerra com o show do duo Terra Brasilis - André Mensch no trombone e Lucian Krolow na flauta, que apresentam ao público as influências musicais brasileiras na linguagem e experimentação dos instrumentos de sopro. Em interpretações singulares, o Terra Brasilis se une a Mathias Pinto no violão, Alexandre Susin no cavaquinho e Guilherme Sanches no pandeiro, cultuando uma parceria artística que dura quase uma década.

No último domingo, dia 22 de abril, o projeto Homenagem ao Jazz realizou um tributo a João Bosco, com espetáculo ao ar livre com a big band The Brothers Orchestra, no Parcão. O músico participou da homenagem, revisitando clássicos de sua carreira. Cerca de cinco mil pessoas acompanharam o evento, que teve também apresentações de grupos de jazz do RS: Kiai GrupoCamila Toledo (com um tributo a Billie Holliday), Caio Maurente Trio e Rodrigo Nassif Trio.

Entre abril e maio, três bares da Capital que tradicionalmente apoiam o Jazz - London PubGravador Pub e Espaço Cultural 512 - vão receber shows de Kiai GrupoCamila ToledoCaio Maurente Trio e Rodrigo Nassif Trio (confira abaixo o serviço completo). Os músicos - que foram escolhidos também para a abertura do tributo a João Bosco - são expoentes no cenário da música instrumental do Rio Grande do Sul e se apresentaram na primeira edição do projeto Villa do Jazz, em 2017.

Outra característica do projeto é o incentivo à formação de público para o jazz. Para tanto, nessa edição serão realizadas 45 oficinas musicais para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino e ONGs. As oficinas vão acontecer em junho e serão ministradas pelos oficineiros Alexandre MisselPedro Henrique Sena e Guilherme Sanches.

Além dessa atividades, a Poa Jazz Band - banda itinerante do Poa Jazz Festival - vai levar música para as ruas e locais públicos de Porto Alegre. Serão 15 saídas-surpresa, em que a já conhecida e animada banda vai interagir com as pessoas e divulgar a programação do projeto.

O projeto Homenagem ao Jazz tem o Patrocínio Master da Souza Cruz, com financiamento pelo Pró-Cultura RS/Governo do Estado do Rio Grande do SulApoio: Instituto Estadual de Música, Agibank e Poa Jazz Festival. Realização: Branco Produções, Fly Áudio e Experimentais | CriaCultura.

 

Serviço Homenagem ao Jazz

Próximas atrações  | ENTRADA FRANCA

Palco Choro Plauto Cruz

Dias 27 e 28 de abril, das 17h às 20h

Local: Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico)

Dia 27 de abril, sexta-feira

Choro Novo - Grupo da Oficina de Choro Santander Cultural

Nani Medeiros canta Choros

 

Dia 28 de abril, sábado

Mathias 7 Cordas - Falso Folião

Terra Brasilis

Shows em Pubs

·         Dia 27 de abril, sexta-feira, às 22h: Rodrigo Nassif Trio, no Gravador Pub (Rua Conde de Porto Alegre, 22 - São Geraldo)

·         Dia 3 de maio, quinta-feira, às 22h: Caio Maurente Trio, no London Pub (Rua José do Patrocínio, 964 - Cidade Baixa)

·         Dia 31 de maio, quinta-feira, às 22h: Tributo a Billie Holiday, com Camila Toledo, no Espaço Cultural 512 (Rua João Alfredo, 512 - Cidade Baixa)

 

Sobre o projeto

Inicialmente fazendo parte do POA JAZZ FESTIVAL, o projeto Homenagem ao Jazz nasceu como um tributo a músicos brasileiros que influenciaram o Jazz e a música instrumental pelo mundo todo. Em 2015 e 2016, João Donato e Milton Nascimento receberam homenagens, com concertos ao ar livre na Capital gaúcha. A partir de 2017, o projeto ganhou vida própria, tendo como homenageado o músico Hermeto Pascoal.

 

Ficha Técnica

Coordenação Executiva: Carlos Badia, Rafael Rhoden e Carlos Branco

Curadoria: Carlos Badia

Realização: Experimentais-CriaCultura, FlyAudio e Branco Produções

Produtores Executivos: Bruno Melo e Mateus Staniscuaski

Coordenador de Produção: Carlos Branco, Rafael Rhoden e Carlos Badia

Equipe de Produção: Bruno Melo, Mateus Staniscuaski, Carlos Badia, Carlos Branco, Rafael Rhoden, Eduardo Elias, Luiz Selmar, Vítor Badia, Daniela Ramirez.

Assessoria e Coordenação de Projeto: Daniela Ramirez

Assessoria de Imprensa: Adriana Martorano e Juliana Prato

Redes Sociais: Agência Oficial

Jornalista/Produção de Conteúdo: Roger Lerina

Arte: Giovane Silva (Giovane Design)

Direção de Palco: Elias Preto

Roadies: Marcelo Campos

Técnico de Som: Tiago Becker

Sonorização: MS Produções

Patrocínio Master: Souza Cruz

 

Fotos da notcia

Clique sobre a foto para ampliar
Notcias relacionada