Letreiro
Malditos sem piedade.
mais brasil comunicações > Turismo
Voltar Enviar noticias imprimir
[04/12/2017] 48 horas em Cartagena das índias

Texto e fotos: Guilherme Teixeira  -  Revista Travel3

Na mira de um canhão logo a frente das muralhas do centro antigo, a esquerda o edifício que abriga hoje o Museu Naval e ao fundo a belíssima Catedral de San Pedro

Muralhas e ruas de pedra que abrigam séculos de história se tornam ainda mais belas margeadas pelo Mar do Caribe

Cartagena das Índias, banhada pelo mar do Caribe, é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

Fundada em 1533, Cartagena das Índias conseguiu conservar suas riquezas culturais e naturais. Em meio a construções centenárias, as ruas estreitas seduzem os turistas. Há bons restaurantes, livrarias, cafés, museus e uma diversidade de cores e aromas que fazem qualquer viajante se apaixonar.

A famosa Torre do Relógio situada na Plaza de Los Coches construída sobre a muralha

Mergulhe numa viagem cheia de intensidade

Desembarcar no centro antigo de Cartagena das Índias é uma experiência sensorial, a começar pelo clima úmido, com altas temperaturas.

A entrada murada acontece pela Plaza de Santa Teresa, onde tons de amarelo colorem as fachadas das construções. A cor, além de realçar a bela arquitetura, lembra a bandeira colombiana e as riquezas do lugar. Esse era o ponto de escoamento de ouro para a Espanha e, consequentemente alvo dos piratas.

Turistas e vendedores dividem espaço na charmosa Calle Roman

A sensação é de embarcar em um filme de época. Muros altos erguidos com pedaços de corais abraçam a cidade que um dia foi considerada o porto mais importante das Américas.

Observe o colorido urbano

O viajante que caminha pela cidade percebe que a grande maioria das casas possui sacadas com flores e pinturas. O caminho fica ainda mais encantador.

Para quem gosta de fotografar o cenário é perfeito. Em cada esquina a riqueza de detalhes do casario com portas e janelas minuciosamente decoradas cria uma atmosfera típica. O comércio variado divide espaço de forma harmoniosa com os prédios históricos.

Doces coloridos e atraentes são expostos nas bancas do famoso Portal de Los Dulces

De uma das portinhas na Calle de Los Santos de Piedra escapa um aroma intenso de café. Mesmo debaixo do forte calor é impossível resistir ao famoso café colombiano.

Experimente o café colombiano

Na Cafeteria San Alberto, experimente o Café Frio por $ 5.500 COP servido em uma taça com pedras de gelo. É uma experiência nova e prazeirosa para quem está acostumado com a bebida quente.

Final de tarde em Cartagena das Índias, diante do horizonte encantador do Mar do Caribe

Chegou a hora de fazer uma pausa na Plaza Simon Bolívar, com a estátua do herói revolucionário montado em seu cavalo. O local é frequentado pelos nativos que se sentam para conversar durante a tarde. Do outro lado da rua avista-se o Palácio de La Inquisición. Hoje é um museu que conta a história da Inquisição e guarda um acervo relacionado ao Tribunal do Santo Ofício. A visitação é cobrada, e custa cerca de $ 19.000 COP (adultos) e $ 16.000 COP (idosos + crianças).

Hora de almoçar

Da Calle Santo Domingo chega-se a praça de mesmo nome, onde ao centro é possível avistar uma volumosa escultura de Botero. É a Gorda Gertrudis, que chama a atenção posando à frente do Convento Santo Domingo. A Plaza Santo Domingo tem restaurantes no entorno, boa sugestão para o visitante almoçar ou se refrescar com uma bebida gelada. A limonada de coco é uma boa pedida nos restaurantes colombianos.

HardRock Café Cartagena das Índias entre as Plaza de La Aduana e Plaza de Los Coches.

Centro Histórico é seguro e tranquilo

Para quem fica preocupado com a segurança na Colômbia, Cartagena se mostra bastante segura, principalmente dentro do centro histórico. A presença de policiais é frequente e é possível caminhar com câmera ou celular e registrar todos os momentos. O assédio por parte dos ambulantes é recorrente, mas como em qualquer local turístico basta agradecer e seguir para que se encerre a oferta de produtos.

Atrações da Plaza de Los Coches

Chegamos à famosa Plaza de Los Coches, esquina descrita nos livros de Gabriel Garcia Marquez. O autor conta que a galeria de arcos era o local onde as carruagens estacionavam para descarregar as mercadorias. Hoje a galeria, a Portal de Los Dulces, abriga bancas que exibem os atraentes potes de guloseimas.

Um passeio inesquecível é atravessar as muralhas dentro de uma carruagem, à luz de velas. O som cadenciado dos cavalos se intensifica assim que a carruagem entre em um túnel para cruzar as muralhas. A sensação de voltar no tempo é absoluta e faz a imaginação voar. O cenário avistado à noite se torna ainda mais encantador sob as luzes estrategicamente posicionadas nas sacadas e vielas de Cartagena.

Torre do Castillo de San Felipe de Barajas ao lado da bandeira, contrastando com edifícios modernos ao fundo

O (novo) bairro Getsemaní

Getsemaní, antigamente o bairro mais perigoso de Cartagena se transformou em um ambiente onde turistas e nativos convivem com a cultura colombiana. Casas coloridas de portas e janelas abertas são um convite para aproximar-se do cotidiano dos moradores.

Em Pie de la Popa, fica Castillo de San Felipe de Barajas uma fortaleza construída no morro de San Lázaro em 1536, já foi considerado o maior forte das Américas. Venha com roupas leves e calçados confortáveis, use protetor solar e não se esqueça de uma garrafa d’água para refrescar a caminhada. Ao chegar ao topo virá a recompensa: uma visão 360o da cidade, abrangendo o lado antigo e o moderno de Cartagena.

DICAS TRAVEL3

Sugestão de hospedagem

Intercontinental Cartagena

Luxuoso e bem localizado, é um refúgio de conforto em Cartagena. Tem amplos apartamentos, bem decorados e serviço de qualidade. Do alto do 20o andar o hóspede ganha de presente uma vista belíssima para o mar do Caribe.

www.ihg.com/intercontinental

https://www.youtube.com/watch?v=xAa8q-Za3VI

 

 


 

Fotos da notcia







Clique sobre a foto para ampliar
Notcias relacionada