Letreiro
Satélite Geoestacionário: Temer vende em setembro outro pedaço da soberania nacional
mais brasil comunicações > Logística
Voltar Enviar noticias imprimir
[10/08/2017] Florianópolis; Aberta oficialmente a 30ª edição do Encatho & Exprotel

Vânia Monteiro  e Bruna Nicoletti  -  VM Comunicação

Foto: Fabrício Almeida  -  Imagem &  Arte

O primeiro dia contou com discursos, premiações e homenagens  aos nomes que fazem a diferença na hotelaria.

Na presença de autoridades, empresários, especialistas e profissionais da imprensa, o Diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti abriu oficialmente a 30ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho & Exprotel, que segue até o dia 11, no CentroSul, em Florianópolis. Mais uma vez, o evento que promove qualificação e capacitação para a hotelaria traz pertinentes discussões, neste ano, as tendências e novidades são abordadas com o intuito de tornar mais eficiente e competente a gestão de hotéis e meios de hospedagem.

Osmar José Vailatti destacou em seu discurso que o evento se constitui para a família hoteleira catarinense e levantou a reflexão sobre as mudanças no setor e onde a hotelaria quer chegar. “É um dever da entidade chamar a atenção dos empreendedores hoteleiros para o momento delicado que vive o setor, e para discutir o destino que devemos seguir. Onde estamos? Onde queremos chegar? Conscientes de que mudou, o hóspede mudou, a hotelaria mudou”, considera Osmar Vailatti.

Quebrando o protocolo, Vailatti homenageou o diretor da entidade e também consultor da ABIH-SC há mais de 30 anos, Marcos Hardt, bem como, a diretora de eventos da entidade, Lara Perdigão e as colaboradoras Juliana Bossi e Lucia Biazus, que tão brilhantemente estiveram à frente da organização do evento.

Quem também deixou sua mensagem foi o presidente da ABIH Nacional Dilson Jatahy Fonseca, que falou sobre a importância do evento para a hotelaria nacional, mencionando que o atual momento econômico não está favorável e que todas a iniciativas devem ser prestigiadas.  “O Encatho é um dos grandes encontros nacionais da hotelaria, uma referência no setor. Independentemente dos resultados desta edição, a organização já está de parabéns por realizar e deve comemorar”, afirmou o Dilson.

Para Leonel Pavan, Secretário de Turismo, Cultura e Esportes do Estado de Santa Catarina, o Encatho & Exprotel tem uma importância social e econômica muito grande, pois além de movimentar a economia, a renda que toda cadeia produtiva presente no evento promove fortalece, através dos impostos, investimentos na educação, saúde e segurança. Além disso, lembra que quase 13% do PIB de Santa Catarina vem do setor, por isso a importância de discutir e qualificar a hotelaria.

“As expectativas neste ano são grandes, tanto que o encontro de todos os secretários de turismo dos municípios catarinenses faz parte da programação do evento. Além disso, é uma ótima oportunidade para construir uma ideia para o turismo no Brasil, especialmente no sul do país, focada na união dos três estados para fortalecer o nosso projeto: “O Sul é Meu Destino”, comenta o Secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina.

Após os discursos foram feitas prestadas as homenagens, Personalidade Feminina e Masculina no Turismo Edição 2017” o troféu “Maria Helena Petry Makowiecky”, foi concedido a  Marlene Palludo, fundadora do Itá Termas Resort e Spa, empresa na área de hotelaria e lazer, que neste ano expande suas atividades incorporando o Acqua Parque Itá Termas. Sua trajetória e suas valiosas contribuições para o desenvolvimento do turismo local, levaram Marlene a ser uma das convidada a participar do projeto “SC que dá certo” deste ano, expondo seu case de sucesso. Estes e muitos outros motivos também levaram a empresaria a ser um nome aprovado pela entidade para receber o prêmio desta edição do evento.

“Representa muito para mim receber esta homenagem, em meu nome e no de toda a equipe do Itá Termas. Estamos muito orgulhosos e lisonjeados de estar aqui, pois o ramo da hotelaria é sempre muito concorrido e exigente então ser um destaque é realmente motivo para orgulho. A ABIH-SC está de parabéns por realizar o trigésimo Encatho. O número tem seu valor, são trinta encontros que sempre nos trazem uma bagagem enorme sobre o nosso ramo”, ressalta Marlene.

Ivan Cascaes também recebeu honras na abertura do evento, reconhecido por lutar pelo turismo na serra catarinense ele ligado ao setor hoteleiro há muitos anos. Reativou o Serra Catarinense Convention e Visitors Bureau, que presidiu por quatro anos, além de ter sido conselheiro do Conselho Estadual de Turismo durante dois anos e meio, permanecendo na entidade após o período como presidente por mais dois anos. O proprietário do Hotel Rio do Rastro Eco Resort, Ivan Cascaes recebeu o troféu “João Eduardo Amaral Moritz”.

“É um orgulho muito grande receber tão significativa honraria desta grande entidade que é a ABIH-SC. Este é o reconhecimento de que estamos no caminho certo. Eu era construtor e achei que ser hoteleiro era algo fácil, hoje sei o quão difícil é empreender neste ramos, mas é muito gratificante trabalhar com a hospitalidade”, afirmou Cascaes.

Quem também recebeu homenagem foi o Secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esportes, Leonel Pavan, pelo apoio ao desenvolvimento do turismo e da hotelaria em todas as esferas de sua atuação política - municipal, estadual e nacional.

Por fim, os expositores da Exprotel – Feira de Produtos e Serviços do Turismo e da Hotelaria, foram homenageados na pessoa do gerente de vendas da Harus, Maurício Garcia. Ele comenta que a feira é importante para os expositores devido ao sentido geográfico, pois a Exprotel é a feira de maior significado e força no sul do país, por isso a importância de sempre participar e procurar atender o mercado de todo o Brasil.

“A qualificação é a palavra principal do evento. Melhorias no atendimento, no serviço, nas novidades que os próprios expositores trazem para o meio hoteleiro. As facilidades e comodidades que isso vem a oferecer compõem todo o conforto que o cliente pode ter dentro de um quarto de hotel, desde a cama, até os amenities”, finaliza Maurício.

Após a solenidade de abertura e o corte da fita de acesso à Exprotel, o primeiro dia do Encontro Catarinense de Hoteleiros encerrou com visita aos estandes, coquetel e muita cerveja artesanal, uma parceria da ABIH-SC com o Caminho Cervejeiro da Grande Florianópolis, SEBRAE-SC e FAMPESC.

A partir de agora, iniciam oficialmente as atividades do maior evento do sul do país voltado para a hotelaria. A programação extensa conta com simpósio, fóruns, painéis e palestras. Confira a programação completa no site.

O evento vai até sexta-feira (11). As inscrições são gratuitas e permanecem disponíveis durante todo o evento período através do site.

Fórum das Instituições de Ensino - 8h30 às 10h:

O evento que reúne em um só lugar coordenadores e acadêmicos, e irá abordar o tema: “Os desafios da qualificação profissional no cenário atual”. Na ocasião estarão reunidos professores e coordenadores de diversos cursos do eixo tecnológico do turismo, lazer e hospitalidade do nosso Estado. O formato do evento será o de um painel com até 5 participantes, representantes das instituições de ensino, mediados pela Diretora de Capacitação da ABIH-SC, Prof. Carla Lopes.

8º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira - 09h às 17h

O evento ocorre em paralelo à programação do Encatho & Exprotel. Com o tema: “O que há de novidade e tendência na operação hoteleira”, reúne seis palestrantes e um case de sucesso – surpresa que finaliza a edição deste ano com chave de ouro. Em 2015 cerca de 500 profissionais do setor participaram do momento de capacitação, já em 2016 as vagas foram limitadas a 120 pessoas. Neste ano, mais uma vez, o momento de aperfeiçoamento da gestão hoteleira conta com assuntos variados e fundamentais para o sucesso da hotelaria nacional.

Momento Senac - 10h às 12h:

O momento trata dos temas: “A importância dos indicadores de gestão para os meios de hospedagem” e “Oportunidades de qualificação para atuação no mercado”, com os palestrantes Eli Lopes da Silva e Rudney Raulino.

Painel: Terceirização na operação hoteleira - 14h às 15h30:

A possibilidade da terceirização de atividades principais de hotéis é um assunto que não poderia faltar nesta edição do Encatho. Com tantas mudanças acontecendo todos os dias, conhecer e entender os pontos positivos e negativos para a operação hoteleira é fundamental, tendo em vista que este assunto pode alterar muito a forma de trabalho do setor.

Painel: Potenciais turísticos do sul do país - 18h às 20h:

O Esforço integrado de uma iniciativa inédita capitaneada por Santa Catarina, o projeto “O Sul é meu destino” é tema do painel que aborda as questões referentes à união dos três estados do sul em defesa de uma campanha promocional nacional e internacional de divulgação dos roteiros turísticos integrados. A iniciativa foi abraçada pelo Ministério do Turismo e Embratur, e já é uma realidade. Com lançamento oficial previsto para o final deste mês em Santa Catarina, todos os detalhes do projeto estarão em discussão nesta quinta-feira no Encatho.

 

Serviço:

O que: 30º Encatho & Exprotel

Quando: de 09 a 11 de agosto

Onde: CentroSul – Florianópolis

Quanto: Entrada Gratuita

Informações: www.encatho.com.br

Fotos da notcia





Clique sobre a foto para ampliar
Notcias relacionada