Letreiro
Em tom de verde e amarelo, Brasília vive dia diferente
mais brasil comunicações > Vinho do Brasil
Voltar Enviar noticias imprimir
[16/07/2014] Lagoa Grande; Vale do São Francisco fortalece destino turístico com a Rota do Vinho

Diário do Turismo

Foto: Divulgação

A produção atual da região é da ordem de 7 milhões de litros ao ano e aumenta entre 5% e 10% ao ano desde 2001

O Polo Vitivinícola do Vale do São Francisco, que possui sete vinícolas na região, tornou essa área a segunda maior produtora de vinhos, espumantes e sucos naturais de uva no Brasil. O polo ocupa uma área de mais de 10 mil hectares entre os municípios pernambucanos de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, além de Casa Nova, na Bahia.

Segundo dados do site Academia do Vinho, o Vale do São Francisco abrange 500 hectares de áreas de uvas viníferas, 7 mil hectares de áreas de uvas comuns e 7,5 mil hectares de vinhedos. Entre as variedades tintas, destacam-se Syrah e Cabernet Sauvignon; entre as brancas, Moscatel, Muskadel, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Silvaner e Moscato Canelli.

A produção atual da região é da ordem de 7 milhões de litros ao ano e aumenta entre 5% e 10% ao ano desde 2001, segundo José Gualberto Almeida, presidente do Instituto do Vinho do Vale do São Francisco. “O crescimento decorre de novos pomares que estão sendo implantados, fruto de pesquisas feitas pela Embrapa, com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do governo de Pernambuco, por meio do Itep (Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco), e dos produtores, por meio do Instituto do Vinho”, afirma Almeida.

AV

 

Fotos da notcia

Clique sobre a foto para ampliar
Notcias relacionada