Letreiro
Ibope: Desde a posse, aprovação de Bolsonaro cai 15 pontos percentuais
mais brasil comunicações > Moda
Voltar Enviar noticias imprimir
[25/04/2014] 4º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda começa neste domingo em Florianópolis

Laís Moser

Foto: Divulgação

O 4º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda (4º ENPModa) começa neste domingo, 27, em Florianópolis, com organização do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Até o dia 30 de abril, cerca de 350 pessoas, entre alunos de graduação, pós-graduação, professores universitários e empresários da área de moda – de diversas regiões do país – participarão do evento.

Em sua programação, o 4º ENPModa terá palestras, oficinas, apresentações de trabalhos, exposições artísticas e apresentações culturais. O evento tem como objetivo promover a compreensão da moda como campo do conhecimento, assim como a sua articulação com outras áreas do conhecimento.

Em sua programação, o 4º ENPModa terá palestras, oficinas, apresentações de trabalhos, exposições artísticas e apresentações culturais. O evento tem como objetivo promover a compreensão da moda como campo do conhecimento, assim como a sua articulação com outras áreas do conhecimento.

O tema desta edição englobará as relações de complementaridade e interdependência entre mercado de trabalho e ensino superior para o campo da moda.

Conferências

Valerie Steele
A historiadora de Moda Valerie Steele, autora e co-autora de mais de uma dúzia de livros da área de Moda, diretora e curadora do museu do Fashion Institute of Technology, localizadoem Nova York (EUA), abre o evento neste domingo, às 19h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Na abertura, Steele discutirá o fenômeno popular de exposições de moda em museus. PhDpela Universidade de Yale, Valerie Steele foi descrita pelo jornal americano Washington Post como uma das “mais inteligentes mulheres da moda”. Como autora, curadora, editora e intelectual, a historiadora foi instrumento fundamental na criação do moderno campo de estudos de moda e na sensibilização do público para a importância cultural e social da moda.

Sistema de Moda Contemporâneo

As professoras Nízia Villaça, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Renata Pitombo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), também são presenças confirmadas no encontro, onde abordarão a temática “O Sistema de Moda Contemporâneo: efemeridade, individualismo e multiplicidade”, na mesa redonda “Pensar Moda” que ocorre no dia 29 de abril, às 19h, também na FIESC.

Integração universidades e empresas

Já os empresários Paulo Cunha, gerente de relações institucionais da Audaces, e Bruno Hansen, diretor da Digra, também estão confirmados para a mesa redonda “Fazer Moda”, no dia 29 de abril, na FIESC, onde debaterão a integração do ensino de moda com o setor têxtil e do vestuário.

Atualidade e futuro do setor têxtil e de confecção

Encerrando o evento, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Fernando Pimentel, ministra a conferência de encerramento no dia 30, sobre o perfil, a situação atual do setor têxtil e de confecção, e a visão de futuro.

Sobre o 4º ENPModa

Após ser realizado em 2011 e 2012 na Universidade Federal de Goiás (UFG), e em 2013 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o evento será realizado em sua quarta edição pelo Departamento de Moda da Udesc Ceart, com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), e apoio do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), e das empresas RenauxViex e Tecnoblu.

Inscrições
Até o final do evento estão abertas as inscrições para ouvintes, pelo site www.ceart.udesc.br/enpmoda

Serviço
O quê: 4º ENPModa - Encontro Nacional de Pesquisa em Moda
Qunado: 27 a 30 de abril de 2014
Inscrições: Inscrições para ouvintes até 30 de abril pelo site
www.ceart.udesc.br/enpmoda
Local: Centro de Artes da Udesc (Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC) e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC (Rodovia Admar Gonzaga, 2765 -  Itacorubi, Florianópolis/SC)

 

4º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda


Saiba mais:
www.ceart.udesc.br/enpmoda
www.facebook.com/enpmoda
E-mail: 4enpmoda.udesc@gmail.com
Telefone: (48) 3321-8320

 

Fotos da notcia

Clique sobre a foto para ampliar
Notcias relacionada