Letreiro
Em tom de verde e amarelo, Brasília vive dia diferente
mais brasil comunicações > Vinho do Brasil
Voltar Enviar noticias imprimir
[01/08/2013] Dom Pedrito; Inauguração da Vinícola Guatambu: até onde a vista alcança

por Silvia Mascella Rosa

Foto: Robispierre Giuliani, Eduardo Vieiro

"A Guatambu Estância do Vinho se impõe sobre a imensidão do pampa gaúcho com elegância e eficiência" – assim inicia a reportagem da Revista Adega, escrita por Silvia Mascella Rosa, sobre a inauguração da vinícola Guatambu, ocorrida dia 6 de junho, em Dom Pedrito. Com a presença dos secretários estaduais da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e do Trabalho e do Desenvolvimento, Luís Augusto Lara, o evento reuniu  mais de 300 convidados, entre imprensa e autoridades, no salão de festas do empreendimento, um projeto do arquiteto Celestino Rossi.

O ator Thiago Lacerda foi convidado para marcar lançamento do espumante Guatambu Rosé Brut e do vinho Rastros do Pampa Tannat. O mestre de cerimônias foi o jornalista Irineu Guarnier Filho. O coquetel, que fez sucesso entre os convidados, distribuídos em ilhas com sugestão de harmonizações com os vinhos da Guatambu,  ficou por conta de Eliana Pires de Pires, do Restaurante Cumbuca e Maria Helena Gil Neto, do Restaurante Casa Nostra, ambos de Dom Pedrito. 

Thiago Lacerda: “Tenho admiração por esta terra

Na sua vinda para a inauguração da vinícola Guatambu, o ator Thiago Lacerda se declarou encantado e impressionado com a estrutura da vinícola Guatambu: Eu sou do Rio de Janeiro e as pessoas conhecem pouco a fronteira do Rio Grande do Sul, então eu acho que tudo isto deve ser mais divulgado, mais pensado, mais estruturado, mais comentado, por que é exatamente uma  possibilidade lindíssima, faço votos que tudo caminhe bem neste sentido”. Lacerda disse estar muito orgulhoso de presenciar a inauguração da vinícola e fazer parte um pouquinho desta história. “Isto só aumenta a admiração que eu tenho por esta terra, por esta gente” – comentou o ator global. O ator ainda brincou com a coincidência do lançamento do espumante rosé, já que afirmou que a bebida fez parte do primeiro encontro com sua esposa, a atriz Vanessa Lóes. 

Energia Limpa

Reportamos aqui o texto de Oscar Daudt publicado no site Enoeventos: “Além de cultivar a história, a Guatambu fez a escolha estratégica de também preservar o futuro, com cuidados extremos para com o meio-ambiente. A energia é obtida através de painéis solares e, em breve, a vinícola atingirá a autonomia. O tratamento das videiras é feito com a limpíssima tecnologia do TPC (Thermal Pest Control) que utiliza apenas jatos de ar quente para o combate às pragas. O consumo de água também foi motivo de preocupação, com a captação da água das chuvas e o tratamento e reutilização da água consumida.”

Enoturismo a cavalo

A Guatambu Estância do Vinho abriu suas portas para o enoturismo. Veja a descrição de Oscar Daudt, do site Enoeventos: “As instalações foram projetadas de olho na recepção aos visitantes, tanto para os enoturistas quanto para os eventos corporativos. Há um pequeno museu com itens que contam a história da Campanha, um auditório, uma boutique para venda de vinhos e cosméticos elaborados com as uvas, uma parrilla e um grandioso salão de eventos para 200 pessoas. Atualmente, existem à disposição 4 programas enoturísticos: o Venha conhecer, o Venha degustar, o Venha harmonizar e - o mais interessante de todos - o Venha camperear, que inclui uma visita a cavalo aos vinhedos, com acompanhamento de um legítimo gaúcho pilchado. Para visitar, basta agendar pelo e-mailvisita@guatambuvinhos.com.br.

Fotos da notcia








Clique sobre a foto para ampliar
Notcias relacionada