Letreiro
Ushuaia: 6 atrações imperdíveis na cidade mais austral do mundo
mais brasil comunicações > Vinho do Brasil
Voltar Enviar noticias imprimir
[01/09/2012] Itaqui; Bois, ovelhas e vinhedos na Fronteira Oeste

Pires de Miranda – priresdemiranda.com
Foto: Campos de Cima

Que linda mancha de campo diria meu avô, nos idos de 1965, por aí, proclamando a beleza da foto acima e avaliando, curioso, o que haveria no espaço cultivado. Naquela época, sequer as lavouras de arroz haviam surgido na Fronteira Oeste, onde a pecuária era quase tudo na vida de quem tivesse um pedaço ou uma légua de campo. Certamente ele não acreditaria no que mostra a foto menor: ovelhas pastando entre videiras.


Sim, trata-se de um vinhedo, dormitando durante o inverno, plantado no município de Itaqui. Apenas um dos que vicejam em uma região que, hoje. abriga pelo menos 15 produtoras e que, até o verão, terá três delas vinificando em instalações próprias.


Se de lá saem bons vinhos? Sem dúvida. Há muito a Serra Gaúcha deixou de ser a única a produzir rótulos expressivos, a ponto de as principais vinícolas gaúchas estarem cultivando também em outras regiões do Rio Grande – e satisfeitíssimas com os resultados obtidos. A exceção é a poderosa Aurora, certamente pelo fato de seus cooperativados estarem concentrados em Bento Gonçalves e lhe fornecerem toda a uva necessária à sua ampla linha de produção.


Bem, as fotos foram enviadas pela Campos de Cima, vinícola que até domingo manterá um ponto de vendas na Expointer, junto ao estande dos criadores da raça Simental. Os mesmos vinhos que estão abrindo mercados em outros estados e que até dezembro estarão sendo elaborados na sede da empresa, em Itaqui.

Fotos da notcia


Clique sobre a foto para ampliar
Notcias relacionada